O imaginário popular deu à melancia um lugar de destaque na resistência dos territórios ocupados, mas também em cada canto do mundo onde bate um coração pela Palestina Livre.
Andrea D’Atri
A verdade é que a luta de classes sempre condiciona a memória histórica.
Afonso Machado
Para reunirmos as forças revolucionárias da poesia, ou seja, a artilharia simbólica necessária para realizarmos a oposição frente aos padrões culturais da classe dominante, precisamos mergulhar nas formas de rebeldia dos negros brasileiros.
Em virtude do calor exacerbado e da proibição da entrada com garrafas de água, houve uma morte e mais de 1000 fãs passando mal no show da cantora. Se trata só de calor ou é o capitalismo?
Julia CardosoAnne Louise Dias
Dossiê comemorativo dos 106 anos da Revolução Russa, a partir dos debates de arte e cultura
Laura SandovalAraçá
Estudantes da Universidade de São Paulo fundem a arte com a luta em ATO-FESTIVAL de greve auto-organizado!
Laura Sandoval
Em meio a uma operação da mídia burguesa para encobrir o conflito e retratar os palestinos como terroristas não-civilizados, durante um dos maiores massacres, que já deixa centenas palestinos mortos e feridos, é importante resgatar a história de luta e resistência desse povo historicamente oprimido, e (...)
Gabriela Mueller
Sempre quando a cultura é tragada por furacões políticos e pelas tempestades sociais, é comum encontrarmos dentro da esquerda aqueles que defendem um único veredito: a arte deve tomar partido, deve ser tendenciosa, popular, comprometida (...)
Publicamos nesta edição a crônica de Diego Santos, estudante do curso de Psicologia na UFMG.
Diego Santos
Esquete proposta como trabalho final para a cadeira de Introdução à História do curso de História da UFRGS.
Giovana Pozzi
Neste artigo é discutido e analisado alguns aspectos do último filme de Kleber Mendonça Filho, que ao abordar a história do centro da cidade de Recife a partir de seus cinemas de rua, consegue também captar e elaborar questões interessantíssimas para se pensar o contemporâneo (...)
Pedro Costa
03 de Setembro. Exercício cênico proposto como trabalho final para a cadeira de Introdução à História do curso de História da UFRGS.
Luno P.
15 de Agosto, oitavo dia da paralisação dos terceirizados da UFRN, por Marina Alves, estudante de Letras da UFRN e militante da Faísca Revolucionária.
Marina Estrela
“As ideias dominantes de uma época são as ideias da classe dominante”, disse Karl Marx no célebre Manifesto Comunista. Uma das ideias colocadas em cheque pela superprodução de Christopher Nolan “Oppenheimer”, baseado na biografia de Kai Bird e Martin J. Sherwin “O Prometeu Americano” (2005), é a (...)
Rosa Linh
Poema por Antonio Neves, estudante de História da UFMG e militante da Faísca Revolucionária.
Antonio Neves
Por Mariana Leari, estudante de Artes na UNB.
Mariana Leari
Crônica de Luisa Matos, militante da Juventude Faísca e Estudante de Serviço Social da UERJ, sobre o dia 29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.
Luísa Matos
Tradução para o português de uma carta de Trótski a André Breton escrita em 22 de dezembro de 1938 e publicada no Bulletin of the Opposition, número 74 (fevereiro de 1939) e na Partisan Review, inverno de 1939.
Leon Trótski
Publicamos abaixo a tradução para o português de uma carta de Trótski à conferência de fundação da Quarta Internacional, 1 de julho de 1938.
Acerca dos 83 anos do assassinato de um dos principais dirigentes da Revolução Russa, em matéria dos debates sobre arte, cultura e moral, queremos questionar e responder: o porquê Trótski?
Luno P.Laura SandovalAraçá
Dia 11 de agosto foi aniversário de 50 anos do surgimento do Hip Hop. Um movimento cultural que surgiu nas periferias dos Estados Unidos e que reflete o contexto social e político destes locais, como a violência policial sofrida pelos moradores, majoritariamente (...)
Ana Clara Vaz
O período da Ditadura Militar no Brasil foi marcado pelo forte ataque aos direitos democráticos da população, contando com a brutal repressão às manifestações políticas e artísticas. Relembremos algumas obras censuradas durante esse período.
Esse álbum que remete às origens do rap nacional, tendo suas raízes na black music, traz uma perspectiva sobre o amor, o perdão e a tecnologia e quais as saídas para humanidade frente às crises capitalistas, a miséria e o racismo.
Gabriel Brisi