×

RIO GRANDE DO SUL | Deputado da base de Leite cria PEC para privatizar Banrisul sem precisar de plebiscito

quarta-feira 11 de setembro de 2019 | Edição do dia

O deputado estadual gaúcho Sergio Turra, do PP, protolou nessa quarta-feira (11) PEC que retira a exigência de plebiscito para privatização do Banrisul, bem como de mais duas estatais gaúchas, a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) e Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul).

Trata-se de mais uma medida de aliados do governador Eduardo Leite (PSDB) em vender o patrimônio público gaúcho aos grandes capitalistas à preço de banana. Já avançam na venda da CEEE, Sulgás e CRM, agora querem vender o maior banco estatal do Rio Grande do Sul. A venda do Banrisul, apesar de Leite prometer não vender durante campanha eleitoral, vem sendo a menina dos olhos de Paulo Guedes, ministro da economia de Jair Bolsonaro. Grandes banqueiros internacionais e especuladores nacionais olham para a movimentação no Rio Grande do Sul com bons olhos, uma vez que o banco lhes traria grandes lucros em potencial.

A base aliada de Leite quer aprovar essa medida pois sabe que o povo gaúcho, em sua maioria, tende a votar contra a privatização em um eventual plebiscito. Já a maioria dos deputados trabalham para os grandes empresários e o grande capital. Pesquisa recente mostra que quase 70% do povo brasileiro é contra as privatizações de Paulo Guedes.

Eduardo Leite, na verdade, já vem vendendo ações do Banrisul a preço de banana nos últimos meses. Ao mesmo tempo, Leite vem dando continuidade à política de parcelamento de salário dos servidores públicos do estado. Trata-se de uma política de descarregar a enorme crise econômica nas costas dos trabalhadores e do povo gaúcho, em benefício dos grandes empresários e aliado à política econômica de Jair Bolsonaro.

É preciso impedir com que o Banrisul seja privatizado e Leite siga seu plano draconiano de ajustes no estado, com uma forte mobilização dos servidores e trabalhadores gaúchos, aliados à juventude que vem protagonizando fortes atos contra o desmonte da educação pública.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias