×

1 ANO DE ESQUERDA DIÁRIO | 1 ano do Esquerda Diário, importantes conquistas e novos desafios

Fernanda PeluciDiretora do Sindicato dos Metroviários de SP e militante do Mov. Nossa Classe

sábado 26 de março de 2016 | Edição do dia

O Esquerda Diário foi lançado em meio a um momento histórico no país. Durante décadas disseram que o povo brasileiro era um povo pacífico e diplomático. Parecia que aqui não havia classes, não havia luta de classes. Tudo mudou a partir de junho de 2013. Desde então surgiram processos de luta muito importantes e, neste momento, estamos no auge de uma crise política não somente do governo Dilma, mas cada vez mais do conjunto do regime político.

Surge uma polarização política, com setores da classe média saindo às ruas exaltando a Lava Jato e Moro e defendendo uma saída pela direita à crise do PT. Por outro lado, o PT e o governismo convocando mobilizações onde também aderem setores progressistas que, sendo críticos ao governo petista, saem às ruas contra avanço da direita. Um golpe institucional está cada na ordem do dia, seja pela via do judiciário ou do parlamento.

A crise econômica mais grave em décadas, no marco de uma crise internacional igualmente problemática e instável, que pode voltar a inaugurar novos capítulos onde o Brasil pode vir a ser seu centro, ou um deles. Uma Operação Lava Jato que é um "fenômeno" novo no campo da justiça, unificando a PF, o MPF, o STF, Fiesp, grandes empresários, que muito se beneficiaram do governo Dilma, e agora unidos querem sua queda fortalecendo instituições reacionárias.

Uma imprensa independente da direita e do governismo

O Esquerda surgiu em meio a essa situação para ser uma imprensa de esquerda, antigovernista, a serviço dos trabalhadores e para os trabalhadores. Uma imprensa independente dos governos, dos patrões, e totalmente desvinculada das mídias burguesas.

A um ano o Esquerda Diário vem sendo um contraponto ao que a grande imprensa vem defendendo, que em coro com a Rede Globo, Veja, Estadão, entre outros, seguem fazendo o jogo daqueles que detém o poder e querem que nós, trabalhadores, paguemos com o ajuste fiscal pela crise que criaram.

Frente a isso, muitos sites de uma imprensa "alternativa" como Vermelho, Brasil247, VioMundo seguem aparecendo como críticos da direita e da mídia tradicional, porém sempre por trás de filtrar suas notícias buscando sempre blindar o PT. Por isso, o Esquerda Diário hoje é uma alternativa real a estes dois polos, nem fazendo coro com a direita, nem com o governismo.

Importantes conquistas

O Esquerda Diário, impulsionado pelo MRT, nesse contexto superou 1 milhão e 900 mil acessos somente neste mês de março já ultrapassou 200 mil acessos. Com cerca de 15 novos artigos por dia em média, o site já chegou em mais de mil cidades Brasil afora. Nosso portal já superou de longe os demais sites da esquerda antigovernista, pois o PSOL não chegou nem em 20% dos nossos acessos, e o PSTU nem 40%, para falar destes dois partidos mais reconhecidos da esquerda.

Cumprimos um papel importante em apoiar os processos de luta de estudantes e trabalhadores pelo Brasil, buscando ser porta voz destes processos, diferente do que a imprensa governista e da direita, da qual não buscam seguir, ou se limitam a falar daqueles que não atingem seus governos. Elaboramos diversas análises de política e economia nacional e internacional, teoria marxista, gênero e sexualidade, questão negra e diversos outros.

Tivemos a colaboração de diversos aliados que não são militantes do MRT e no Esquerda Diário também difundimos posições de outras correntes da esquerda.

No segundo semestre lançamos um jornal impresso para fazer chegar em setores de massa nos locais de trabalho e estudo.

A força de fazer parte de uma rede internacional de diários

Fazemos parte de uma rede internacional de diários que cumprem o mesmo papel a nível internacional, em diversas línguas, com o La Izquierda Diario da Argentina, no Chile, no México, no Estado Espanhol, além do Left Voice em inglês, em alemão com o Klasse Gegen Klasse e o Révolution Permante em francês, o que nos traz um grande diferencial da imprensa governista vigente com análises profundas sobre todos os principais temas do que ocorre no mundo inteiro. Em breve, vamos renovar toda nossa rede internacional, assimilando o que há de mais avançado em termos de comunicação na internet.

Novos desafios

A partir de agora abriremos uma nova fase objetivos ainda mais audazes para poder emergir como alternativa à esquerda no atual cenário político. Queremos no próximo ano multiplicar nossos acessos e surgir como alternativa em relação a imprensa governista, chegando em setores ainda mais amplos que chegamos hoje.

Nesta nova fase, vamos multiplicar o aspecto multimídia do site, com centralidade em produção de vídeos, vamos ampliar o espaço para aliados que não sejam militantes do MRT e para posicionamentos da esquerda para além de nossa organização, aumentar a produção de notícias sobre a situação política nacional e internacional, compartilhar com o público brasileiro a produção de notícias em espanhol que temos da rede internacional para que os entendam a língua, passamos a produzir capa diária, vamos passar a ter um Esquerda Diário impresso com mais frequência, no marco de uma série de outras mudanças.

Edição de aniversário

A edição de hoje, dia 25 de março, além dos artigos diários de análises nacionais e internacionais, contará com um Especial de Aniversário, com declarações de intelectuais e importantes retrospectivas dos mais diversos temas tratados neste um ano de existência, como Gênero e Sexualidade, Teoria, Educação, Juventude, Economia e Cultura.

Um agradecimento e um chamado

Agradecemos todos os seguidores e difusores do Esquerda Diário que cotidianamente contribuem para que este projeto siga avançando, e que este seja apenas o começo de uma longa história de lutas! Chamamos a todos que queiram colaborar no fortalecimento dessa iniciativa a entrar em contato conosco para somar forças neste projeto. Seja um colaborador do Esquerda Diário.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias