×

CAMPUS VIRTUAL | 150 anos da Comuna de Paris será tema do novo minicurso do Campus Virtual

O Campus Virtual do Esquerda Diário disponibilizará nesta quinta-feira (18) um novo minicurso que terá como tema os 150 anos da Comuna de Paris. Trata-se de uma nova iniciativa do Campus numa série de minicursos que tratarão do tema "revoluções". A estreia dessa série será com o tema da Comuna e será seguido por outros minicursos sobre a Revolução Russa, Revolução Chinesa, Revolução Cubana, e várias outras nessa mesma série.

quarta-feira 17 de março de 2021 | Edição do dia

O minicurso 150 anos da Comuna de Paris abordará o significado histórico e as lições que foram deixadas pela primeira revolução de trabalhadores que organizou um governo operário na história. Ocorrida na França em 1881, o minicurso contará com um total de 20 minutos, distribuídos em três vídeos.

A temática do primeiro vídeo será “O que foi a Comuna de Paris?”, em que se traça uma síntese do contexto no qual a Comuna se realizou e como ocorreram os processos de luta no interior de Paris que levaram a primeira insurreição proletária e a tomada do poder pelas trabalhadoras e trabalhadores franceses. A apresentação do conteúdo foi feita por Lina Hamdan, estudante de artes visuais da UFMG.

O segundo vídeo trata do programa da Comuna, ou seja, quais foram os principais feitos realizados e o que defendiam os trabalhadores no desmantelamento do Estado burguês e a organização do seu próprio Estado, um Estado operário. As lições da Comuna aparecem com uma atualidade impressionante, e foram abordadas no segundo vídeo por Mari Duarte, estudante de Letras da USP.

Finalmente, no terceiro vídeo, é aborda o significado do livro “A Guerra Civil na França”, obra de Karl Marx a partir de informes da Comuna, que se consagrou na literatura marxista como uma das mais importantes contribuições sobre a crítica da política e do Estado burguês, com desenvolvimento de definições fundamentais sobre a insurreição da Comuna e ditadura do proletariado (governo dos trabalhadores contra as classes dominantes do passado). A exposição ficou a cabo de Gonzalo Rojas, professor de ciência política da UFCG.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no link de acesso do Campus Virtual do Esquerda Diário, onde também estão disponíveis outros cursos sobre clássicos do marxismo e temáticos.


Temas

Teoria



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias