×

RELIGIÃO | 29 anos de saudade: Ai minha mãe! Menininha de Gantois!

sexta-feira 14 de agosto de 2015 | 23:30

Não faz muito tempo, 10 de abril de 2013, foi divulgado pela rede mundial de computadores um vídeo em que o pastor e deputado Marco Feliciano, na época Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, tratou Mãe Menininha do Gantois como "Mãe Menininha do Patuá", Feliciano que queria com isso dizer que o segredo do sucesso das canções de Caetano Veloso se devia, segundo palavras do próprio, as bênçãos da Ialorixá 1.

Convicções religiosas à parte, essa polêmica guarda mais que ‘simples’ oposição de ideias ou conceitos, na verdade ela representa oposição política. Maria Escolástica da Conceição Nazaré nascida em Salvador, Bahia aos dez dias de fevereiro de 1894 representa um ícone de uma longa tradição que se utiliza da fé nos orixás para reafirmar uma negritude que só ganhava sentido no contexto das lutas pela emancipação, sim, não era apenas religião a sacerdotisa fazia politica.

A alcunha tem origem desconhecida, talvez por seu aspecto franzino, não se sabe, sobre isso ela dizia: 
“Não sei quem pôs em mim o nome de Menininha… Minha infância não tem muito que contar… Agora, dançava o candomblé com todos desde os seis anos”.

Como é notório foi iniciada no culto Keto com aproximadamente 8 anos pelas mãos sua tia-avó e madrinha de batismo, Pulchéria Maria da Conceição (Mãe Pulchéria), a mesma a que sucederia devido sua morte repentina.

“Minha avó, minha tia e os chefes da casa diziam que eu tinha que servir. Eu não podia dizer que não, mas tinha um medo horroroso da missão (...): passar a vida inteira ouvindo relatos de aflições e ter que ficar calada, guardar tudo para mim, procurar a meditação dos encantados para acabar com o sofrimento.”

Em 1922, Oxóssi, Xangô, Oxum e Obaluaiyê confirmaram a escolha de Menininha, então com 28 anos, em 18 de fevereiro do mesmo ano, ela assume definitivamente o terreiro Ilé Ìyá Omi Àse Ìyámásé.

1. 1 substantivo feminino rel B m.q. MÃE DE SANTO.
"Quando os orixás me escolheram eu não recusei, mas balancei muito para aceitar"

Sua condição de Ialorixá levou-a a enfrentar preconceitos diversos via de regra não havia liberdade de culto, os terreiros eram frequentemente invadidos pela polícia, sofrendo muitas perseguições e violência.

Os estertores do século XIX, pouco diferia do alvorecer do século XX e, somente nos anos 30 a perseguição ao candomblé vai esfriando, ainda assim existia uma Lei de Jogos e Costumes, que condicionava a realização de rituais à autorização policial.

Além de limitar o horário de término dos cultos às 22 horas, condição que se transformaria em 1976 quando o governo Baiano viria a sancionar um decreto liberando as casas de candomblé da obtenção de licença e do pagamento de taxas à delegacia de Jogos e Costumes.

Menininha de Gantoais representa a resistência de um povo que vivia a contradição de um aculturamento forçado, a rejeição de sua identidade e uma incorporação através de sua ‘objetificação’, e se podemos dizer que as favelas são a ‘estrutura que restou das senzalas’, com todo respeito aos irmãos e irmãs das comunidades quilombolas que tem absoluta legitimidade naquilo que tange sua demarcação de terras , mas o terreiro é a expressão mais límpida dos quilombos.

Para a pesquisadora Monique Augras:

‘Nos cultos aos orixás há danças e músicas, onde o tambor é considerado um ser vivo, por sua intensa vibração. Vem daí um dos instrumentos musicais, que hoje é considerado tipicamente brasileiro.’

Mas não somente o tambor são heranças africanas os demais instrumentos de percussão que são expressão da religião e da herança cultural de países africanos, o nome usado para designar a energia do mundo, que para os praticantes do candomblé é conhecida como axé. A palavra se popularizou ao ponto de hoje simbolizar bênçãos e energias positivas.

As oferendas realizadas durante os cultos aos deuses do candomblé enriquecem sobremaneira a cozinha e o paladar brasileiros, é na prática uma forte influência da cultura negra.

A chef e professora de cozinha brasileira no SENAC Rio de Janeiro, Cris Leite, afirma: Tudo que o brasileiro come hoje tem origem nos escravos:“Desde o arroz com feijão até a elaborada feijoada, tudo tem resquício nas mentes criativas da senzala, que uniram o paladar europeu às tradições indígenas e africanas”, ressalta.

Ter a dimensão dessa influência significa ter a dimensão do que foi essa mulher que estabeleceu uma batalha que está longe de terminar, e isso é percebido em episódios como a recente destruição da estatua de Iemanjá (mais uma) na Orla da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, ou o incêndio ocorrido em uma casa de Umbanda de Cuiabá, apenas uma entre ao menos trinta somente este ano, ou a mais conhecida agressão que foi o apedrejamento de uma menina de onze anos que deixava um culto de Candomblé, na Zona Norte da capital Fluminense.

Ao completar 29 anos desde o seu falecimento, além da saudade, deixa como presente o legado da mulher que fez com que artistas, personalidades e coronéis se curvassem ao povo e a cultura de ‘santo’, a uma tradição milenar de matriarcas, guerreiras, sacerdotisas em uma época e situação anteriores à necessidade de impor-se pela luta é a da necessidade de continuar essa peleja que não é pela aceitação de uma sociedade que nos ‘coisificou’ para depois nos marginalizar, é uma luta pela reparação e a compreensão daquilo que é ser negro cinco séculos depois.

Leandro Aguiar de Sousa é filho de Oxalufã e Airá, historiador, professor titular da rede estadual de São Paulo, foi um dos ativistas que empreenderam recentemente 92 dias de greve por educação pública de qualidade e para todos. É articulador do Projeto de mídia popular Escola dos Communs.

1. Disponível em:<http://antigo.acordacultura.org.br/...> Acesso em 13/08/2015

2. Disponível em:<http://redeglobo.globo.com/globouni...> Acesso em 13/08/2015

3. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Mãe_...> Acesso em 13/08/2015

4. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=qyH...> Acesso em 13/08/2015

5. Disponível em:<http://www.midianews.com.br/conteud...> Acesso em 13/08/2015


Temas

Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias