×

Terceirização | 9 terceirizados da Petrobras em Minas Gerais foram demitidos sem justificativa em julho

Segundo informa o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro-MG), 8 trabalhadores terceirizados da empresa Manserv, que trabalhavam na Refinaria Gabriel Passos (Regap), foram demitidos sem justificada neste mês de julho. Na mesma semana, outro terceirizado foi demitido, na Usina Termelétrica de Ibirité.

quinta-feira 22 de julho de 2021 | Edição do dia

(Foto: Sindipetro/Divulgação)

Segundo o Sindipetro, o trabalhador demitido na Usina Termelétrica de Ibirité havia acabado de voltar de licença médica, tornando ainda mais escandalosa essa demissão. Além disso, pelo menos 4 dos oito demitidos da Regap eram funcionários com muitos anos de experiência na área de manutenção.

Leia mais: Precarização na Transpetro: terceirizados da VOS no TABG recebem abaixo do piso salarial

Esta é mais uma demonstração do que significa a terceirização do trabalho, que aumenta a precariedade dos empregos, e serve para garantir o lucro dos capitalistas. Representam também, nesse caso, um avanço da privatização da Petrobras, servindo para ampliar os lucros dos acionistas privados, especialmente estrangeiros, da companhia, enquanto demite trabalhadores, abre espaços para acidentes de trabalho letais e vende combustíveis muito mais caros para a população.

Por isso é fundamental que os sindicatos unam trabalhadores efetivos e terceirizados para exigir que todos os terceirizados sejam efetivados em seus postos, sem necessidade de nenhum tipo de processo seletivo, pois já mostraram, na prática, sua capacidade de exercer as funções.

💬 Quer denunciar? Relatar o que acontece no seu local de trabalho, a luta em sua categoria? Mande seu relato para +55 11 97750-9596




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias