Com mais de 160 participantes, o acampamento de verão da Klasse Gegen Klasse, parte da rede internacional do Esquerda Diário na Alemanha, mostrou que é possível construir uma alternativa revolucionária diante do crescimento da direita e da fragmentação da (...)
Redação
Imperialismo e degradação da democracia burguesa. Um contraponto entre o pensamento marxista revolucionário de Leon Trótski e a sociologia política burguesa de Max Weber.
Christian CastilloEmilio Albamonte
Só nos dois últimos meses já ocorreram uma dezena de greves e mobilizações de massa na França contra a reforma da previdência.
Josefina L. Martínez
Há um ano a guerra na Ucrânia começava. Trazemos aqui alguns dos principais textos de análise da guerra produzidos pela rede internacional de diários, da qual o Esquerda Diário faz parte.
O governo federal alemão decidiu enviar tanques de batalha Leopard 2 para a Ucrânia. Outros países também poderão fornecer esses tanques, significando outro salto na escalada militarista.
Stefan Schneider
No último sábado, cerca de 150 pessoas se reuniram em Berlim para discutir uma perspectiva revolucionária fora do Die Linke.
KlasseGegenKlasse
O Partido de Esquerda alemão está em profunda crise. Neste fim de semana, mais de 100 jovens estão reunidos em Berlim para uma conferência. Seu objetivo é romper com Die Linke e começar a construir uma organização revolucionária.
Nathaniel Flakin
O presidente russo disse que a medida visa proteger a soberania e a integridade territorial. Cerca de 300 mil reservistas seriam afetados, o dobro do número mobilizado no início da invasão.
La Izquierda DiarioRedação
Entrevista com Stefan Schneider, cientista político, Yunus Aktaş, agente de saúde e Inés In, assistente social, da direção do grupo RIO na Alemanha, parte da Fração Trotskista e da Rede Internacional Esquerda Diário.
Na Rússia, como na Europa, espera-se atingir objetivos de guerra atacando as condições de vida das populações do outro campo. Após as sanções europeias, Putin fechou as válvulas de gás. A perspectiva de um inverno frio e de baixa atividade econômica reanima as rivalidades entre as potências no interior da (...)
Matthias Flammenman
Bolsonaro, Mourão, militares e extrema-direita são defensores desse período deplorável da história brasileira
A enxurrada de sanções e medidas punitivas do Ocidente contra a Rússia está criando uma nova Cortina de Ferro. Confrontada com a aventura militar russa, a Alemanha deu uma grande virada geopolítica que é aproveitada por Washington para desgastar o Urso russo com o objetivo de isolar e se concentrar (...)
Juan Chingo
Anunciado pelo Ministro da Economia alemão, a subsidiária da empresa russa é fundamental já que tem um papel fundamental no mercado de gás, tanto no armazenamento quanto no comércio e transporte.
Nesta segunda, 21 de março, manifestantes ferroviários se reúnem na Estação Central de Berlim, a maior estação da União Europeia. O objetivo da manifestação é se opor à guerra iniciada pela Rússia e também ao rearmamento imperialista dos países europeus, com destaque para a (...)
[Desde Paris] Não há país do mundo onde a invasão da Ucrânia pela Rússia tenha tido mais repercussões imediatas que a Alemanha. No entanto, a mudança histórica no gasto militar está ainda no início e se choca, no momento, ao imperativo de preservar a paz social. Um equilíbrio frágil que não poderá se (...)
Neste episódio do Espectro do Comunismo, André Barbieri e Simone Ishibashi atualizam a situação da Guerra na Ucrânia, e discutem a importância do rechaço ao rearmamento imperialista da Alemanha e das potências ocidentais, assim como a questão da resistência (...)
Em Berlin, aproximadamente 500.000 pessoas se reuniram no último dia 27, e dezenas de milhares em Colónia, Praga, Amsterdã e Copenhague. Na França também ocorreram mobilizações, porém em proporções muito menores. Na Rússia as manifestações seguem ocorrendo, e a contagem de presos políticos já passa de 7K (...)
A esquerda não deve se deixar ser cooptada pelos partidos capitalistas que governam a Alemanha, diz Alexander Kalteis, membro da câmara municipal de Bünde (NRW), e parte da Esquerda Anticapitalista (Antikapitalistischen Linken - (...)
Alexander Campanella
Poucos dias após a invasão das forças armadas russas em território ucraniano, os estados imperialistas europeus usam a guerra como desculpa para realizar um rearmamento histórico que só pode trazer consequências terríveis para os povos do (...)
Diego LotitoJosefina L. Martínez
A brutal agressão russa contra a Ucrânia está sendo usada pelas potências imperialistas para se rearmarem. No domingo, a Alemanha anunciou um aumento de 100 bilhões de euros no orçamento militar.
Com a desculpa de 'ajudar a Ucrânia', o chanceler alemão Olaf Scholz anunciou neste domingo que um fundo especial de 100 bilhões será disponibilizado à Bundeswehr (Forças Armadas). Além disso, estabelece que 2% do PIB serão investidos anualmente nas Forças (...)
Tabea KrugSimon Zinnstein