×

Guerra na Ucrânia | Alemanha: Trabalhadores ferroviários se manifestam contra a guerra e a expansão da OTAN

Nesta segunda, 21 de março, manifestantes ferroviários se reúnem na Estação Central de Berlim, a maior estação da União Europeia. O objetivo da manifestação é se opor à guerra iniciada pela Rússia e também ao rearmamento imperialista dos países europeus, com destaque para a Alemanha. Publicamos aqui a declaração dos trabalhadores ferroviários publicada originalmente no Klasse gegen Klasse (Classe contra Classe), um jornal alemão da Rede Internacional do Esquerda Diário.

segunda-feira 21 de março de 2022 | Edição do dia

1 / 1

A invasão russa da Ucrânia e a guerra nos surpreenderam e nos assustaram. Ela acelerou incrivelmente o nível de competição entre as grandes potências. A guerra se tornou o principal fator que dita a dinâmica do mundo. Cada relato de sofrimento e destruição na Ucrânia é seguido por novas declarações, ameaças e sanções, e isto continuará a aumentar, o que pode até mesmo levar a uma terceira guerra mundial.

Esta guerra é uma guerra pela divisão do mundo entre a Rússia, por um lado, e os Estados Unidos e as potências europeias, representadas pela Ucrânia, por outro.

Portanto, apoiamos nossos camaradas na Ucrânia que estão perdendo suas casas, famílias e até suas vidas e estão sofrendo mais com a guerra.

Mas também estamos do lado de nossos colegas trabalhadores russos que são obrigados a pagar a conta da guerra e das sanções, enquanto muitas de suas famílias acreditam na campanha de Putin.

E estamos do lado de todos os nossos colegas deste país (Alemanha), porque sentiremos as consequências da guerra em todos os nossos bolsos: nós (os trabalhadores) somos os que teremos que financiar os 100 bilhões da Bundeswehr ( Forças Armadas Alemãs) e pagar pelos preços altíssimos dos alimentos, gás, eletricidade e combustível!

A tudo isso dizemos: NO, No, いいえ, Нет, 아니요, Hayır, Ні, Non, Όχι, 不, !

Não esqueçamos que a Europa Oriental tem sido militarizada e passa por obras da ferrovia há anos. A Deutsche Bahn (empresa ferroviária alemã) teve muito lucro com os transportes de armas e a espiral da guerra! Nós, ferroviários, temos em nossas mãos a força para dizer "Pare" para trens blindados, e "Siga em frente" para trens de refugiados e suprimentos de socorro, tanto na Europa quanto na Rússia!

Como trabalhadores ferroviários e sindicalistas da EVG (Federação Alemã de Sindicatos) e GDL (Sindicato dos Maquinistas), exigimos:

  • Fim da ofensiva militar do exército russo: retirada imediata das tropas e fim dos bombardeios!
  • Não à repressão e restrições à liberdade de imprensa e expressão na Rússia, Ucrânia e União Europeia (UE)! Liberação imediata de todos os opositores à guerra! Não ao alistamento forçado na Rússia e na Ucrânia! Não à perseguição de pessoas que se recusam a prestar serviço militar e desertores! Apoio ao estabelecimento de sindicatos independentes na Rússia e na Ucrânia!
  • Aceitar todas as pessoas que fogem para a UE, não apenas se tiverem passaporte ucraniano!
  • Retirada das tropas da OTAN e não à expansão da OTAN para o leste, dissolução da OTAN!
  • Vamos quebrar o silêncio aprovador e o consentimento em sanções contra a população por meio de nossos sindicatos! Sem sanções, sem exportação de armas, sem rearmamento, sem manipulação de preços! Em vez disso, EVG e GDL devem juntos construir um forte movimento internacional antiguerra e expandi-lo globalmente; isso significa, se necessário: paralisações e greves contra entrega de armas, transporte de tropas, rearmamento e guerra!
  • Retirada dos 100 bilhões de euros para equipar as Forças Armadas, em vez disso: dinheiro para nossas necessidades básicas, como uma mudança real no transporte ferroviário!
  • Controle de todos os trens de carga para a Europa Oriental: não há mais transporte de armas! Direitos trabalhistas para os camaradas que se recusam a carregar transportes de armas, tratá-los tecnicamente ou deixá-los desempregados! A EVG e a GDL devem encorajar e apelar aos seus afiliados para que parem a máquina de guerra.



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias