Após Lula anunciar que o BNDES irá financiar a expansão dos gasodutos para aumentar a produção da jazida ecocida de fracking de Vaca Muerta, que avança sobre territórios do povo indígena Mapuche na Argentina, o empresariado industrial gaúcho reunido na FIERGS debateu com o embaixador argentino, o (...)
Caio Reis
Na próxima semana, os chefes de estado que compõem a CELAC se reunirão em Buenos Aires. Esses líderes, incluindo Lula, Boric e Fernández, deram seu apoio público ao governo golpista de Boluarte. Enquanto isso, a presença dos líderes da Venezuela e de Cuba é questionada por representantes do Juntos por (...)
Rosa D’Alesio
Redação
Já são 21 pessoas assassinadas e mais de 100 feridos pela forte repressão policial e militar, que tem como marco o decreto de “emergência nacional” assinado por Dina Boluarte e agora a imposição do toque de recolher em 15 estados. A resposta da população trabalhadora, camponeses e povos originários é (...)
Sobre os últimos acontecimentos políticos na Argentina, Peru e a reflexão sobre o Brasil.
Leandro Lanfredi
Matias Aires
Neste último sábado, a entrevistada pelo programa Esquerda em Debate foi Bia Abramides, professora da pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprofundamento Marxista (NEAM) e diretora da APROPUC-SP. O programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e (...)
Diana Assunção
A Coroa tem sangue negro nas mãos
Rosa Linh
Neste último sábado, o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi Thiago Ávila, socioambientalista. O programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana Assunção, promove debates entre intelectuais e militantes de esquerda acerca dos principais temas da (...)
Milton D’León
Protestos no Panamá estão ocorrendo há mais de duas semanas, protagonizados por professores, trabalhadores da construção civil, estudantes e indígenas, com greves e trancassos de diversas estradas contra o governo subordinado ao FMI, e o aumento do custo de vida. Em meio a pequenas concessões e (...)
Noah Brandsch
De acordo com a agência penitenciária do Equador, foram identificados 13 mortos e 2 feridos na prisão de Bellavista, na cidade de Santo Domindo nesta segunda feira (18), após uma rebelião dos detentos.
Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Para esta terça-feira, 12 de julho, uma grande marcha nacional foi convocada na capital Cidade do Panamá e em outras cidades do país para mostrar a grande rejeição popular às políticas de ajuste que o FMI vem aplicando através do Governo e o crescente aumento do custo de vida. À greve de professores (...)
Nos dias 17, 18, 19 e 20 de junho se reuniu em Buenos Aires o XIX Congresso PTS, partido-irmão do MRT no Brasil. Mais de 300 delegados, delegadas e membros da direção nacional do partido, representando milhares de militantes de todo o país, analisaram os principais desafios da esquerda (...)
Claudia Cinatti
Mirta Pacheco
Flavia Valle, professora em Minas Gerais comenta sobre os protestos massivos que acontecem há dezessete dias no Equador contra os altos preços dos combustíveis e dos alimentos após o anúncio de redução de 10 centavos de dólar no preço dos combustíveis. As revoltas que explodem na América Latina nos (...)
A liderança da Conaie se senta para negociar com o governo, que anunciou concessões mínimas diante dos protestos.
Diego Sacchi
Notas para uma discussão sobre a concepção marxista (e mariateguiana) da política.
Juan Dal Maso
A mesa de debate, parte da programação do VII Salão do Livro Político, aconteceu na última quarta-feira (22/06) e reuniu diversas organizações políticas e ativistas de esquerda para pensar os rumos da América latina na atual conjuntura e perspectivas para o cenário (...)
Na última quarta-feira, 22/06, o VII Salão do Livro Político organizou o debate “ O retorno da onda progressista na América Latina?”, com a participação de Juliano Medeiros, Valério Arcary, Ana Prestes e Diana Assunção. Assista online.
Esta segunda-feira marcou o oitavo dia de mobilizações, com a chegada de milhares de manifestantes à cidade de Quito, principalmente do movimento indígena. As medidas de luta são mantidas apesar do novo decreto de estado de exceção e do avanço repressivo do governo (...)