×

Bolsonarismo | Após discurso ambíguo de Bolsonaro, manifestações golpistas diminuem mas seguem ocorrendo

Após discurso ambíguo de Jair Bolsonaro, que legitimou os bloqueios golpistas e hesitou em admitir a derrota, número de bloqueios em estradas seguem ocorrendo, mas em menor número. Segundo os números, bloqueios caíram de 563, no auge, para 167 em 17 estados.

quarta-feira 2 de novembro de 2022 | Edição do dia

Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Os bloqueios bolsonaristas em estradas pelo Brasil continuam nesta quarta-feira. O locaute promovido pelos setores mais raivosos e golpistas do bolsonarismo manteve o fôlego após o discurso de Bolsonaro, que criticou apenas o uso de “métodos da esquerda” mas legitimou os movimentos que estariam ocorrendo pela forma a qual foi conduzida o processo eleitoral, sem falar abertamente em fraude ou apresentar provas.

Apesar da manutenção dos bloqueios, estes ocorrem em menor número. De acordo com informações que a PRF deu à Folha de São Paulo, nesta madrugada os bloqueios eram em 167 pontos. No auge do movimento, a PRF afirmou que os desbloqueios ocorreram em 563 pontos.

Essa diminuição ocorre após diversos desbloqueios forçados, que diante da vista grossa da PRF, se expressou na ação espontânea por parte de setores populares, como trabalhadores metalúrgicos e portuários no RJ, motoboys em SP, a população de uma comunidade no ES e por torcidas organizadas que estavam em viagens para jogos.

Leia mais: Trabalhadores mostram o caminho pra enfrentar os bloqueios bolsonaristas

Bolsonaro e os impulsionadores dos bloqueios sabem que não há relação de forças para um golpe, uma vez que a eleição de Lula foi amplamente reconhecida pela mídia, por políticos de todos os setores (inclusive bolsonaristas), pelas patronais e até pelo imperialismo internacional, com direito a cumprimentos de Biden, Macron e Olaf Scholz. Ainda assim, buscam dar uma demonstração de forças, mostrando que seguirão ativos nos próximos anos e mostrando como pretendem atuar na oposição.

As polícias deram mostra de que se não apoiam diretamente as manifestações golpistas, fazem vista grossa para os bolsonaristas e só agiram sob extrema pressão da justiça. Em Santa Catarina, agentes da PRF disseram aos manifestantes que “nossa ordem é estar aqui com vocês”, e em diversos pontos de bloqueio, se negaram a cumprir as ordens da justiça. Chama atenção a demora de responder aos bloqueios por parte das forças policiais, contrastando com a rapidez de resposta que têm para reprimir os trabalhadores e a esquerda.

Só podemos confiar em nossas próprias forças, seguindo o exemplo dos trabalhadores e da população que rechaçaram os golpistas das estradas e impuseram o recuo de bloqueios. Não podemos fazer como boa parte da esquerda que põe esperanças nas polícias e no Estado para combater o bolsonarismo e os elementos fascistas que vão entrando em cena, só a luta e organização independente da classe trabalhadora pode combater a direita.

Veja também: O bolsonarismo mostra os dentes, é preciso organizar a luta dos trabalhadores de forma independente e combatê-lo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias