Até que este mundo esteja finalmente feito, não descansaremos. Por isso, neste final de ano, desejamos que todos nossos desejos de felicidade sejam atingidos, celebremos então com um brinde: PAZ ENTRE NÓS, GUERRA AOS SENHORES!
Antônio Duarte
Às vezes, encontram-se caixas que contêm tesouros: memória e tesouros políticos, neste caso. Isso foi revelado pelas "Cajas de Amsterdã", onde estavam armazenados mais de 5.000 negativos da Revolução Espanhola por 80 anos, que se acreditava terem desaparecido para sempre, e que foram exibidos pela (...)
Dominique Valda
Neste especial de Ano Novo, reproduzimos aqui o texto "No albergue" de Rosa Luxemburgo, extraído de Die Gleichheit (Stuttgart) e publicado no livro Rosa Luxemburgo ou o preço da liberdade, organizado pelo historiador alemão Jörn (...)
Rosa Luxemburgo
Com atuação marcante da atriz Krystyna Janda, filme polonês de 1982 destrincha de forma nua e crua a odiosa lógica do aparato stalinista, que perseguia revolucionários e civis por meio de falsas acusações, buscando garantir os interesses da burocracia (...)
João Paulo de Lima
A obra Persepolis, de Marjane Satrapi, nos conta muito sobre a história de luta do povo iraniano, intimamente ligado com as revoltas que presenciamos nos últimos dois meses pelas mulheres iranianas, deixando marcas até na Copa do Mundo com manifestações de jogadores de futebol em apoio à (...)
Grazieli Rodrigues
Partindo da posição dos narradores de “São Bernardo” (Graciliano Ramos) e “Grande Sertão: Veredas” (Guimarães Rosa), os quais iniciam suas vidas na condição de homens brancos, livres e não proprietários e depois ascendem socialmente, tornando-se capitalistas rurais, este artigo buscará dissecar e comparar (...)
Pedro Pequini
Afonso Machado
Lina Hamdan
Faleceu nesta terça-feira Erasmo Carlos um dos maiores nomes da música brasileira.
Diego Nunes
Cinema negro de terror ou cinema de terror com negros? Eis a questão que o movimento Blaxpoitation buscou responder. Mais de 50 anos depois, fortemente influenciados pela maré negra do Black Lives Matter, a representação do negro em cena nos filmes de terror/horror ganha novos contornos com uma (...)
Luno P.
Inspirados pelo artigo “Machado de Assis e o cenário político do Brasil”, escrito pelo prof. da UFPE, Iuri Tonelo, a juventude Faísca Revolucionária na USP organizou uma atividade com ele sobre o tema na última segunda-feira (7/11) na (...)
Faísca USP
Um movimento nascido nos subúrbios do Rio de Janeiro abalou a estrutura social do Brasil em meio à ditadura militar. Um movimento que iniciou o que seriam os bailes funks cariocas do século XXI: o movimento Black Rio, teve grande influência, tanto na música nacional como internacional, sendo a sua (...)
Samuel Rosa
Nei Lopes quando viu pela primeira vez uma radiola maranhense não teve como não compará-las aos bailes soul, um fenômeno de massas, operário e negro (1). As radiolas são as caixas de som que formam um “paredão” de caixas, semelhantes aos sound system jamaicanos. Era com elas que os trabalhadores e (...)
Renato Shakur
Gal, grande ícone da MPB e uma de nossas maiores intérpretes, faleceu aos 77 anos na manhã desta quarta-feira.
Neste 9 de novembro, faleceu Gal Costa, a cantora brasileira que foi referência da música popular latino-americana dos anos 70 e 80, e que não deixou nunca de se renovar e de acompanhar sensivelmente o seu país. Abaixo, algumas de suas músicas para (...)
Redação
Conheça o poema "O Amor" de Vladímir Vladímirovitch Maiakóvski (1893-1930) e feito canção por Caetano Veloso e Ney Costa Santos. Com certeza Maiakóvski, "poeta da revolução" que pensava seus poemas para serem declamados a milhões em praça pública, regozijaria por ver suas palavras serem cantadas a plenos (...)
Desenho-homenagem a Gal Costa (1945-2022)
Maria Paula Tolentino (Popó)
Nós recebemos com muito pesar a informação do falecimento da Gal Costa, uma das vozes mais marcantes do Brasil. Uma grande intérprete da Música Popular Brasileira.
Cris LibertadBruna Camargo
As vivências estéticas que nos cercam existem para fazer da imagem não um conflito com a realidade, mas uma tentativa de integração total das populações nos parâmetros ideológicos do capitalismo.
no chão estão várias telas azuis estampadas de processo. homenagear cada vítima do golpe institucional de 2016, mortas pela polícia, é difícil demais no Brasil. no momento que concluo escrever sobre a homenagem que vi, mal digeri que no dia anterior aconteceu a quarta maior chacina da história no RJ. (...)
Maré
Jean-Luc Godard foi uma referência na história do cinema mundial. Pensou e revolucionou a linguagem cinematográfica do século XX. Em razão de sua morte na última terça-feira, 13 de setembro de 2022, convidamos Romero Venâncio, professor da Universidade Federal de Sergipe no departamento de Filosofia e (...)
Uma breve reflexão sobre a obra O Processo de Franz Kafka, que, segundo Walter Benjamin, "escreveu contos para os espíritos dialéticos quando se propôs a narrar sagas".
O que está em questão é o necessário olhar dialético, a capacidade crítica de perceber numa imagem as contradições de uma época e como suas energias políticas atuam sobre outras épocas.