Da repressão policial e espacial à cooptação capitalista, mesmo depois de dois anos sem festa pela pandemia, neste ano de 2023 avança a represália aos elementos mais transgressores do carnaval e da cultura de rua. Por isso, vamos buscar analisar histórica e atualmente, quais são esses elementos (...)
Laura Sandoval
Carcará é uma seção de arte e cultura do Semanário Ideias de Esquerda, com análises, críticas, resenhas, vídeos, fotografias, entrevistas, recomendações culturais e produções artísticas. Convidamos todes a conhecerem, mandarem suas produções, divulgarem e se apropriarem todas as semanas de uma arte (...)
Redação
Recentemente entrou em discussão nas redes a falta (ou não) de rolês na capital mineira que enfrenta uma retomada privada. A alta do tema faz recordar o surgimento de um dos tradicionais eventos de Belo Horizonte: a Praia da Estação.
Dani Alves
Jean Barroso
Grime é um estilo musical, que surgiu nos anos 2000 na Inglaterra, influenciado por outros gêneros musicais como o hip-hop e a música eletrônica. Com um beat mais acelerado que o rap tradicional, com os seus 140 BPM’s ganhou a cena no Brasil, hoje tendo grandes artistas com destaque nacional e (...)
Gabriel Brisi
Em um curto passeio pela cidade num domingo à noite me envolvi pela energia contagiante da juventude descobrindo a vida e iluminando o parque da cidade e aproveitei para registrar um pouco da arte e poesia dos moradores de Franco que estão nas paredes de uma de suas (...)
Sergio Araujo
O preconceito e a criminalização do funk existe e é de longas datas, o presente texto busca compreender as engrenagens históricas do desenvolvimento do racismo entrelaçado com capitalismo, apontando que o preconceito e criminalização do funk tem um origem de classe que constantemente segue atuando (...)
Ana Carolina Toussaint
Meu nome é Bagdá estreou essa semana, é um filme de Caru Alves, que acompanha a vida de Bagdá, uma menina skatista, moradora do subúrbio paulistano; através dela o filme traz um retrato do seu bairro, e da vida dos que a rodeiam, com cenas cotidianas, mas que guardam muito (...)
Gabriela Farrabrás
Hoje, 15 de agosto, lançamos mais uma edição semanal do Carcará, seção de Arte e Cultura do Ideias de Esquerda. São 4 notas sobre hip-hop, pichação, capoeira e artes visuais. Confira!
Nos últimos anos, particularmente com o avanço do golpismo institucional no país desde 2016, vimos uma escalada na perseguição de pessoas negras, sua arte, sua cultura.
Artistas, ativistas e movimentos sociais estão convocando um ato, neste sábado (31), às 9h da manhã, de revitalização do Escadão Marielle Franco, que foi pintado com tinta vermelha e com a mensagem “viva Borba Gato” na madrugada de quinta para (...)
Júlio Dandão
Neste dia 25, dia internacional da mulher negra, latino-americana e caribenha, entrevistamos o compositor e sambista MuMu de Oliveira que relata, na sua trajetória pessoal e profissional, o papel que importantes mulheres negras tiveram na sua vida, ensinando e dando força no combate ao (...)
Juliane Santos
Nos últimos anos a arte urbana em Cuba, sobretudo em Havana, é um fenômeno que vem forjando uma nova maneira de refletir a realidade que se vive em Cuba.
Inés Hernández
No coração da maior cidade do país, o colorido nas paredes quebram a paisagem cinza que toma a vista de todos que passam por ali. Entre grafites e pixos, reconhecemos obras mais diversas, desde os enormes murais do Kobra, passando pelas obras dos Gêmeos, até os letreiros preto fosco no alto dos (...)
A chamada cultura marginal, que envolve diversas expressões artísticas das periferias e grupos marginalizados, se expressa com força nas ruas da capital mineira, ocupando os espaços públicos da cidade em atrito com a política dos governos de restrição ao acesso à cultura e (...)
Em meio a pandemia de Covid-19 e o regime golpista no Brasil, com a política assassina de Bolsonaro e Mourão e seu laboratório a céu aberto que já levou meio milhão de pessoas à morte, como se sustentam e vivem os trabalhadores da cultura? O que está por trás do nome “microempreendedor (...)
Railin G
As ruas da Colômbia são pintadas pela luta de classes. O processo convulsivo contra Iván Duque que vem tomando conta de nosso país vizinho, leva consigo também a forte presença dos coletivos de arte e artistas nacionais e internacionais, seja na linha de frente dos atos, seja no apoio e solidariedade (...)
Dani AlvesSilas Pereira
Em 3 anos de Bolsonaro, não foram poucos os artistas que miraram suas armas contra o governo. São muitas, mas buscamos reunir aqui alguns exemplos.
Giovana Pozzi
Com o Semanário Carcará, impulsionado pelo Esquerda Diário, queremos fomentar a difusão e produção de artes que sejam uma arma contra a censura da extrema direita e contra as barreiras da indústria cultural alienante que os empresários nos reservam para aumentar seus (...)
Lina Hamdan
Vem aí no próximo 13 de junho o lançamento do Carcará, seção de arte e cultura do Semanário Ideias de Esquerda.
O governo de Romeu Zema avança na fusão e possível extinção do Centro Intererscolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologia (CICALT).
O artista estava se apresentando nos vagões quando foi agredido por seguranças, que justificaram a ação pelo fato de a arte de rua ser proibida no metrô do Rio de Janeiro.
Durante o governo Bolsonaro e Dória repleto de repressão à cultura, festival Verão sem Censura, terá início nesta sexta feira (17). Contando com 45 atrações compostas por peças, shows, filmes e festas censuradas ou fortemente criticadas por seus (...)
Nos dias 13 e 15 de dezembro acontecem em Santo André, dois Saraus que exigem justiça para Lucas e arrecadam produtos para sua mãe que está presa ilegalmente.
Redação ABC