×

Ato realizado na Unicamp denuncia a grave repressão às manifestações na Colômbia

Por meio de ato convocado para hoje, na Unicamp, grupo de colombianos repudiou a enorme repressão estatal aplicada por Iván Duque às manifestações massivas da população em luta contra os ajustes que vieram sendo aplicados pelo governo. Essas reformas impactam, sobretudo, os trabalhadores sujeitos a miséria, elevados índices de desemprego e uma descontrolada crise sanitária. Os manifestantes também prestaram solidariedade aos mortos e violentados pelas forças policiais e militares, confira abaixo fotos e relato.

sexta-feira 7 de maio de 2021 | Edição do dia

Hoje, um grupo de colombianos organizaram um ato em repúdio à dura repressão policial e militar que o governo de Iván Duque segue aplicando contra as massas que foram para as ruas contra os ajustes econômicos, como é o caso da reforma tributária, voltados para aprofundar ainda mais as já precárias condições de vida da população trabalhadora durante a pandemia.

No ato de hoje, os cartazes reivindicavam vacinas pra todos, renda básica durante a pandemia e repúdio à violência àqueles que foram assassinados. Esse quadro simboliza os altos níveis de desemprego que assola a Colômbia, a crise sanitária, estimulada pela escassez de vacinas e a miséria que recobre os setores empobrecidos.

As manifestações na Colômbia se intensificaram e já são 8 dias de protestos da população contra os ataques do presidente de extrema direita, aliado de Bolsonaro, Iván Duque. Oficialmente, já são pelo menos 19 mortes. Veja o relato abaixo:

Além de mortos, há centenas de feridos fruto da criminosa repressão policial contra as manifestações em várias cidades pelo país e que são denunciadas pelas redes sociais, escancarando a violência dessa instituição que é a polícia, como é o Esquadrão Móvel Antidistúrbios (Esmad). No bairro de Portal das Américas, na zona oeste de Bogotá, os confrontos duraram horas, tendo um ônibus queimado e pessoas feridas na noite de ontem.

O Esquerda Diário é uma mídia independente, a serviço de ampliar e dar voz a todos processos de luta que estão em vigência, garantido um portal que seja veículo de denúncia da classe trabalhadora e de todos setores oprimidos. Oferecemos completo apoio à luta do povo colombiano, cobrindo desde uma rede internacional de jornais todas os protestos que, sob intensas investidas do aparato repressivo do Estado, seguem mostrando sua força e abalando a extrema direita de toda América Latina.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias