×

Eleições 2022 | Bolsonaristas se elegem em PE: Enfrentar a extrema direita na luta de classes sem aliança com a direita

Apesar de Bolsonaro ter recebido 29,91% dos votos válidos, Gilson Machado não ter sido eleito para o senado e seu candidato a governador Anderson Ferreira (PL) não ter ido ao segundo turno, os candidatos bolsonaristas para as câmaras legislativas foram os mais bem votados no estado.

Renato ShakurEstudante de ciências sociais da UFPE e doutorando em história da UFF

segunda-feira 3 de outubro de 2022 | 19:07

André Ferreira (PL) irmão de Anderson foi o deputado federal mais votado no estado, seguido de Clarissa Tércio (PP). O pastor Júnior Tércio (PP), marido de Clarissa, foi o deputado estadual mais votado, seguido do Coronel Alberto Feitosa (PL).

O espaço eleitoral de Bolsonaro em Pernambuco seguiu uma tendência bastante distinta da eleição nacional, onde teve seu espaço reduzido, mostrando o grande rechaço que o presidente tem no estado em particular, mas de conjunto no Nordeste do Brasil. Isso é resultado de sua política negacionista durante a pandemia e o resultado com milhões de mortes, mas também na grave crise econômica que pesa no bolso da população que amarga com a fome, desemprego e a inflação.

Por outro lado, candidatos reacionários foram os mais votados no estado, mostrando que apesar do espaço restrito que Bolsonaro tem na região em comparação ao de Lula, o bolsonarismo é uma força social com peso regional que vem se fundindo às oligarquias. Revela-se que as alianças do PT com o PSB e a adaptação da esquerda a esse projeto de conciliação estão se mostrando, não só nacionalmente, mas também regionalmente, sua incapacidade de combater a extrema direita.

Esses deputados bolsonaristas recém eleitos representam o que tem de pior na política regional, basta lembrar que Clarissa Tércio junto com Damares Alves, mobilizou seus seguidores fanáticos para “impedir o aborto de uma menina de 10 anos que foi estuprada. Júnior Tércio é um grande “admirador” da polícia, adora esbanjar fotos com arma, disse que a polícia, essa instituição racista e reacionária é “digna” e merece “muito respeito”.Coronel Feitosa defende a presença da igreja evangélica no estado e a criação de mais escolas militares. A família Ferreira do qual Anderson e André representam são ligados a Assembleia de Deus onde seu pai, Manoel Ferreira (PL) é pastor, são reacionários defensores da “família, pátria, deus e liberdade”, um eufemismo reacionário para se colocar contra o direito das mulheres, a favor da violência policial e contra os trabalhadores.

Esse é só um breve resumo no nível do reacionarismo dos recém eleitos deputados em Pernambuco. Pessoas como eles devem voltar para a lata de lixo da história, lugar de onde nunca deveriam ter saído.Devemos enfrentar a extrema direita nas ruas, com os métodos da luta de classes, sem se aliar com a direita e os patrões. Com um programa anticapitalista e operário que faça com que os capitalistas paguem por essa crise que pega em cheio milhões de pernambucanos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias