×

Rifando a estatal | Bolsonaro e Guedes avaliam projeto que avançará com a privatização da Petrobras

segunda-feira 25 de outubro de 2021 | Edição do dia

O governo federal avalia encaminhar para o Congresso Nacional um projeto de lei que permitirá na prática a privatização da Petrobras. O texto permite a venda de ações da estatal de modo que o governo perca o controle da empresa. Esse projeto, que vai rifar ainda mais a estatal, irá, por outro lado, ainda manter a prerrogativa do governo federal de indicar o presidente da estatal e também vetar algumas medidas tomadas pela companhia.

A possibilidade de venda da Petrobras passou a ser ventilada mais abertamente pelo governo Bolsonaro depois da crise causada com o Auxílio Brasil de R$400 para o qual o teto de gastos será alterado. Com o mercado financeiro tendo atacado esse projeto, Bolsonaro e Guedes planejam a privatização da estatal como um aceno para os investidores capitalistas.

Talvez lhe interesse: Guedes quer privatizar e entregar a Petrobras e o BB nas mãos dos empresários em 10 anos

Esse ataque ainda está por ser enviado ao Congresso, que precisa aprovar a mudança na Lei, já que nela consta que a União é obrigada a manter o controle acionário da Petrobras, como propriedade e posse, de no mínimo, 50% das ações. Sendo assim, mais do que isso não pode estar sob mãos do setor privado.

Veja: Petrobras anuncia mais um aumento da gasolina, que subiu 73% neste ano

O sonho de Guedes, Bolsonaro, e toda a corja da classe dominante, é entregar a maior estatal do país para as mãos do imperialismo. O desmonte da Petrobras já vem ocorrendo há anos, e agora vem sofrendo ainda com a privatizações de refinarias e o aumento da terceirização que precariza o serviço. Com isso o preço do gás de cozinha e da gasolina segue aumentando para justificarem sua venda com uma grande demagogia de que se for privatizada os valores irão diminuir, sendo que boa parte do valor dos combustíveis vai direto para o lucro dos seus acionistas. Enquanto isso, a classe trabalhadora segue sofrendo com a miséria imposta pela crise capitalista.

Talvez esse artigo possa lhe interessar: O verdadeiro motivo dos combustíveis estarem tão caros




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias