×

BRASIL EUA | Brasil e EUA pactuam gerar energia com 20% de fontes renováveis em 2030

Os governos de Brasil e Estados Unidos se comprometeram nesta terça-feira a fazer com que pelo menos 20% da geração de eletricidade em seus territórios em 2030 provenha de fontes renováveis que não sejam energia hidráulica, medida com a qual pretendem impulsionar as negociações globais sobre a mudança climática.

quarta-feira 1º de julho de 2015 | 00:00

O acordo foi selado entre presidentes dos dois países, Dilma Rousseff e Barack Obama, durante sua reunião de hoje em Washington, informou a Casa Branca.

"Tanto os Estados Unidos como o Brasil pretendem aumentar sua proporção de renováveis - além da energia hidráulica - em suas misturas respectivas de geração de eletricidade ao nível de 20% até 2030", diz um comunicado conjunto dos dois governos.

Além disso, o Brasil se comprometeu a fazer com que, até 2030, entre 28% e 33% de sua matriz energética total seja composta por fontes renováveis que não sejam energia hidráulica.

Os compromissos incluem também a implementação, no Brasil, de políticas destinadas a reflorestar e eliminar o desmatamento ilegal.

O Brasil "pretende restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030", de acordo com o comunicado.

Além disso, Dilma e Obama se comprometeram a lançar uma iniciativa conjunta sobre mudança climática, com a formação de um novo grupo de trabalho de alto nível que se reunirá pela primeira vez em outubro e buscará aumentar a cooperação em assuntos relacionados com o uso da terra e as energias limpas, entre outros temas.

Dilma e Obama buscam, com estes compromissos, dar um novo impulso às negociações para conseguir um acordo global vinculativo na cúpula da ONU sobre mudança climática, em dezembro, em Paris.

EFE




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias