×

USP | Carta da Juventude Faísca em apoio à luta dos trabalhadores do Bandejão Central da USP

Publicamos aqui a carta redigida em nome da Juventude Faísca aos trabalhadores do bandejão, frente a sua paralisação em defesa de suas vidas que já dura 41 dias.

quarta-feira 23 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

IMAGEM: Esquerda Diário

CARTA DA JUVENTUDE FAÍSCA EM APOIO À LUTA DO BANDEJÃO CENTRAL DA USP

Há pouco mais de um mês vocês, trabalhadores do bandejão da USP, ao serem acometidos pela variante Ômicron foram surpreendidos com o mais completo descaso da reitoria que se negou a garantir testes, isolamento e condições sanitárias mínimas para impedir o avanço da contaminação, levando a que vários de vocês adoecessem e corressem o risco de contaminar suas famílias.

Sabemos que essa reitoria, o governo Dória, mas também toda a corja que retira nossos direitos que vai desde o Bolsonaro até o judiciário querem forçar que sigamos dando lucro para os patrões sem que os direitos mais básicos sejam garantidos. No contexto da universidade, inclusive, observamos uma precarização do ensino e sobrecarga de trabalho, ao passo que a ausência de espaços deliberativos dos três setores e de democracia direta contribui para um afastamento cada vez mais profundo dos interesses dos estudantes e dos trabalhadores, ainda mais na pandemia, quando passamos a estar distantes inclusive fisicamente.

Nós, da juventude faísca buscamos ir na contracorrente desta separação, nossa atuação dentro e fora da universidade busca contagiar os trabalhadores com a luta estudantil e os estudantes com a luta dos trabalhadores, pois sabemos que o chicote que nos explora é segurado pelas mesmas mãos. É nesse sentido que atuamos sempre ao lado do movimento de trabalhadores Nossa Classe em cada luta, fortalecendo a aliança operário estudantil que é tão significativa para arrancarmos vitórias.

Estivemos desde o início do processo de paralisação do bandejão indo diariamente nas reuniões, assembleias, atos, impulsionamos abaixo-assinados, buscamos cada entidade estudantil e professores que ainda não estivesse por dentro dessa luta, chamando todos a se somarem conosco na mobilização, e seguimos dando essa batalha no movimento estudantil, chamando insistentemente os centros acadêmicos, o Diretório Central dos Estudantes e as organizações da esquerda a fazerem o mesmo pois isso fortaleceria ainda mais essa luta.

Ao longo dos anos, pudemos coletar diversos exemplos de que a luta unificada dos diversos setores fortalece muito o movimento, e sabemos que um ataque a vocês não pode ser alheio ao estudantes, pois enquanto vocês adoecem no local de trabalho, nós temos nosso ensino precarizado pela mesma reitoria que se nega a disponibilizar o mínimo, mesmo que a USP produza em massa testes de COVID que não estão ao nosso alcance, mesmo que sejamos nós que movemos essa universidade diariamente.

Cada dia em que entramos em contato com vocês, lutadores do bandejão, nos deixamos contagiar pela sua garra de se enfrentar com os mandos da reitoria em um momento tão delicado, e queremos expressar toda nossa solidariedade, para que essa aliança possa servir de mais combustível para essa luta.

Mas sabemos que essa é apenas mais uma das diversas batalhas que enfrentamos, por isso achamos que é fundamental manter nossa união e organização para as próximas que vamos ter pela frente e para isso colocamos a Juventude Faísca e o Esquerda Diário a serviço de fortalecer cada luta da classe trabalhadora, e é por isso que dizemos:

TODO APOIO À LUTA DO BANDEJÃO!
TRABALHADORES E ESTUDANTES EM DEFESA DA SAÚDE E DA VIDA!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias