×

Miséria capitalista | Cena de pessoas procurando comida no lixo é expressão da barbárie capitalista

Na cena registrada, é possível ver cerca de 5 pessoas procurando comida em meio aos lixos em um caminhão de coleta. O veículo recolhia alimentos dispensados pelo supermercado. Essa cena é a expressão mais aguda e miserável da barbárie capitalista.

terça-feira 12 de julho de 2022 | Edição do dia

A cena de pessoas procurando comida no caminhão de coleta de lixo no Rio de Janeiro é o retrato escancarado da miséria capitalista e da crise que assola o mundo e o Brasil, sob um governo de extrema direita de Bolsonaro e Guedes, que mata a população pobre e negra seja por fome, desemprego, seja pela bala da polícia racista.

Enquanto se torna constante em seu governo a miséria mais aguda, como vimos também nas filas do osso, Bolsonaro faz demagogia com as condições de vida da população, com medidas insuficientes, como a PEC dos benefícios que aumenta o valor do Auxílio Brasil, ainda mantendo-o completamente insuficiente para uma vida digna, na tentativa desesperada de inverter o quadro eleitoral.

Bolsonaro, o agronegócio e os capitalistas são os responsáveis por essa situação de fome e insegurança alimentar no país. Para superar a crise, é necessário que o reajuste automático do salário conforme a inflação seja uma bandeira de luta da classe trabalhadora e de suas organizações sociais e sindicatos, assim como a divisão da jornada de trabalho entre desempregados e empregados, sem redução do salário. Para isso, é imprescindível a revogação da reforma trabalhista, herança do golpe institucional, que Lula e o PT apontam desde já que não revogarão. Apenas uma saída de independência de classes, que não atua de acordo com os interesses do capital, mas sim a serviço da classe trabalhadora, é que pode derrotar o bolsonarismo e assegurar uma vida digna e sem miséria.

Pode te interessar:No Brasil de Bolsonaro mais de 60 milhões passam por situação de insegurança alimentar

Essa luta se dará de forma independente dos patrões e da direita, diferente como vem fazendo Lula e PT com o Alckmin. É preciso que a CUT e CTB rompam a paralisia eleitoral e convoquem um plano de luta contra a carestia e a fome.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias