Redação
Entre os deslocamento nos já precários meios de transporte das grandes cidades e a dura realidade da moradia no Brasil, o calor queima ainda mais a classe trabalhadora
Wolfgang Mandelbaum
O V Congresso da CSP-Conlutas, única central sindical e popular que mantém independência em relação ao governo de conciliação de classes de Lula-Alckmin se reuniu em São Paulo dos dias 7 a 10 de setembro
Movimento Nossa Classe
Após meses de greves e piquetes, os trabalhadores britânicos do setor de saúde conseguiram arrancar do governo de Rishi Sunak o melhor acordo já assinado por qualquer setor público. Embora o aumento salarial seja menor do que o exigido pelos trabalhadores, ele expressa a fraqueza de Sunak, que até (...)
Na última sexta feira (10/03), Luiz Marinho- Ministro do Trabalho do Governo de Frente Ampla Lula-Alckmin, esteve presente em evento na Sede da UGT, junto com o presidente nacional da Central, Ricardo Patah, e defendeu a formação de um Conselho Sindical. A estratégia é unir patrões e a burocracia (...)
Felipe Guarnieri - Diretor executivo de relações sindicais do Sindicato dos Metroviarios de SP
Desde 19 de janeiro deste ano, vem-se desenvolvendo no país europeu a “luta das aposentadorias”: uma prova de força decisiva que diz respeito a todo o proletariado na França. Neste artigo, discutimos suas características, seus limites e as tarefas que se colocam pela frente para que seja possível (...)
Juan Chingo
Texto originalmente publicado no site jorgesoutomaior.com no dia 21 de janeiro de 2023.
Jorge Luiz Souto MaiorValdete Souto SeveroGustavo Seferian
Na quinta-feira, 19 de janeiro, ocorreu em toda a França uma massiva primeira jornada de diversas categorias contra a reforma da previdência do governo francês. A dinâmica do dia reflete o caráter mais político do que reivindicativo do movimento, possibilitando a construção de uma greve geral com (...)
Juan ChingoPaul Morao
Declaração do Sindicato dos Trabalhadores da USP contra o golpismo bolsonarista e pela revogação das reformas.
Realizada a posse da nova diretoria do Sintusp, Sindicato de Trabalhadores da USP, com falas que retomam o que foram esses anos de ataques aos direitos e vida dos trabalhadores e os desafios que estão por vir com os novos governos, destacando a importância de um sindicato que defenda a (...)
Os trabalhadores da Conservo, que trabalham com os serviços de manutenção e portaria na UFMG, travaram uma difícil luta neste fim de ano e conquistaram que a Reitoria pagasse seus salários, 13º e auxílios que estavam atrasados, alguns há mais de 45 dias, faltando apenas o auxílio alimentação dos (...)
Lina Hamdan
Ocorre nesse final de semana dos dias 02, 03 e 04 de dezembro a reunião da coordenação nacional da CSP-Conlutas no Sindicato dos Metroviarios de SP. Como parte da central, veja as intervenções da delegação dos trabalhadores do MRT no segundo dia de debates sobre a conjura nacional. Expressando a (...)
Veja a intervenção do MRT no painel de autodefesa no primeiro dia de debate da coordenação nacional da CSP-Conlutas que está acontecendo nesse fim de semana.
É necessária uma posição internacional que se coloque ao lado dos explorados, contra a guerra na Ucrânia, que já dura quase um ano, de forma independente do imperialismo e da Otan. É assim que interveio o MRT no ponto internacional do primeiro dia de discussão da Coordenação Nacional da (...)
Na noite de ontem (31/10), trabalhadores do estaleiro da BrasFels, impedidos de passar quando voltavam da rotina exaustiva de trabalho, desceram do ônibus fretado e obrigaram os bolsonaristas em locaute patronal golpista a liberar passagem. É a força da classe trabalhadora que pode derrotar o (...)
Reflexões sobre marxismo e interseccionalidade, a propósito do livro de Ashley J. Bohrer. Como articular as lutas contra as opressões e a exploração?
Josefina L. Martínez
Essa prática clientelista é uma das faces podres do bolsonarismo que está abraçada com os empresários e patrões que apenas visam seus lucros e o endurecimento dos ataques contra os trabalhadores.
Apesar dos ataques judiciais, segue em curso na França uma forte greve nacional de petroleiros, iniciada na ExxonMobil no dia 21 de setembro, secando as bombas de gasolina do país, e que vem despertando outras categorias de trabalhadores, como ferroviários e trabalhadores de usinas nucleares de (...)
No centro técnico de Landy, na região parisiense, que trata da manutenção dos trens da SNCF [Empresa Nacional Ferroviária da França], a Assembleia Geral de ferroviários votou ontem à noite pela greve a partir de 17 de Outubro para aderir ao movimento iniciado pelos petroleiros. O governo procurou (...)
Comitê de Redação - Révolution Permanente
La Izquierda Diario - Argentina
Covardia policial é filmada em Manaus, policiais militares agridem jovem trabalhador e rasgam-lhe a carteira de habilitação.
Diego Nunes
Nesta semana todos os trabalhadores e jovens estão de olhos abertos para as eleições que vão definir quem governará os próximos anos o país. O MRT e o Esquerda Diário vieram se posicionando frontalmente contra Bolsonaro e as reformas, para unir a classe trabalhadora sem aliança com a direita e os (...)
Diana Assunção