×

Mobilização | Com a força dos imigrantes e familiares de Moïse, milhares saem às ruas no RJ

Hoje pela manhã, milhares se mobilizaram no Rio de Janeiro, em frente ao quiosque onde Moïse Kabagambe foi brutalmente assassinado, em luta contra o racismo, a xenofobia, exigindo justiça por Moïse.

sábado 5 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

O ato ocorreu pelo manhã em frente ao quiosque Tropicália, onde o congolês Moïse Kabagambe foi assassinado por exigir o pagamento de salários atrasados.

O ato contou com a forte e indignada presença de dezenas de imigrantes congoleses, haitianos, senegaleses, além de milhares de brasileiros que prestam solidariedade e exigem justiça. Contou também com a presença de partidos políticos, movimentos sociais, coletivos do movimento negro, de juventude e sindicatos.

Leia também: A morte de Moïse é a expressão concreta da violência ​que significa a reforma trabalhista

Várias falas foram feitas por imigrantes denunciando o racismo e a xenofobia que vivem cotidianamente no Brasil. O país de Bolsonaro e Mourão que sempre destilam seu ódio racista e xenofóbico. O país da reforma trabalhista que tirou direitos de milhões de trabalhadores como Moïse, que são colocados em trabalhos precários. O país que a conciliação de classes permite que a opressão sob os povos que o capitalismo impõe continue acontecendo.

Veja fala da Carol, militante do coletivo Quilombo Vermelho, no ato no Rio de Janeiro:

O ato, chamado em conjunto por diversas comunidades e movimentos de imigrantes, organizações do movimento negro e da esquerda, atende ao pedido de justiça feito pelos familiares do jovem trabalhador que foi brutalmente assassinado por cobrar o pagamento dos dias trabalhados no RJ. Nós do Esquerda Diário estamos ombro a ombro com os familiares e reivindicamos justiça por Moïse!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias