×

Doenças | Com a negligência capitalista e aumento da miséria, casos de dengue disparam em 2022

segunda-feira 2 de maio de 2022 | Edição do dia

Depois de 2 anos de pandemia da covid-19, a população vem sofrendo com surtos de outras doenças. Segundo dados divulgados pelo o Ministério da Saúde neste dia 02 de maio, o número de casos de dengue registrados nesses primeiros quatro meses do ano, chegou a praticamente o mesmo número registrado no ano passado inteiro. Foram 542 mil casos até final de abril, contra 544 mil em 2021, um aumento de 113% se comparado com o primeiro quadrimestre de 2021.

A região mais afetada foi o Centro-Oeste, que chegou a ter mais de 9200 casos a cada 100 mil habitantes. As capitais registraram os maiores índices, sendo Goiânia, Brasília e Palmas, respectivamente, as cidades do país com mais casos. As cidades do estado de São Paulo vêm logo atrás, com São José do Rio Preto e Votuporanga as com maiores concentrações. Votuporanga, inclusive, decretou epidemia de dengue no mês passado.

A dengue é uma doença que causa mortes e eventuais surtos em várias regiões do país. É um problema que se arrasta há décadas, e nenhum governo federal ou estadual se mobilizou para combatê-la de fato. O descaso com uma doença que poderia ser facilmente erradicada é na verdade um sintoma daquilo que é mais doentio em nossa sociedade: a miséria capitalista. Que vem se aprofundando ao longo dos anos com o aumento da desigualdade social, deixando milhões de famílias brasileiras morando em áreas vulneráveis, com falta de saneamento básico onde doenças desse tipo se proliferam com muito mais velocidade.

Outro fator que ajudou a contribuir para o aumento da dengue são as chuvas e enchentes que atingiram cerca de 12 estados no país. Afetando o saneamento básico de muitas zonas periféricas, acumulando água parada para a proliferação dos mosquitos. E também colocando mais pessoas na miséria e na vulnerabilidade.

Enquanto seguimos vendo o Governo Bolsonaro e os militares gastando dinheiro público com compra de picanha, leite condensado, viagra e lubrificantes. O povo segue sofrendo com a miséria, a fome e as doenças propagadas pelo capitalismo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias