×

Crise na educação | Com novas renúncias, intervenção federal na CAPES já levou a 114 desligamentos

Já são 114 profissionais da CAPES que entregaram seus cargos devido à intervenção federal na fundação, que é vinculada ao Ministério da Educação.

quarta-feira 8 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Foto: Divulgação

Desta vez foram os profissionais ligados a área de engenharia que pediram o desligamento da fundação. Foram mais 3 coordenadores e 31 consultores que renunciaram aos seus cargos, totalizando 114 renúncias durante o governo anticiência de Jair Bolsonaro.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como principal atribuição o fornecimento de apoio às universidades, por meio dos seus programas e atuação na expansão e consolidação da pós-graduação, em mestrados e doutorados, no Brasil todo.

Fica cada vez mais escancarado o projeto de intervenção na pasta de Educação, implementado pelo Ministério da Educação, no sentido de fragilizar o incentivo à uma educação gratuita, sem o filtro dos vestibulares e com investimento em pesquisa séria, que seja revertida em benefícios para o conjunto da população.

Veja também: Orçamento do CNPQ em 2021 é o menor dos últimos 21 anos

Os cortes na Educação atingem brutalmente toda a comunidade acadêmica, atualmente os incentivos por parte do governo federal fica somente para os grandes empresários da educação, que seguem ampliando seus lucros exorbitantes em detrimento do acesso, permanência e continuidade, que devem ser irrestritos para as universidades federais e suas pesquisas científicas.

Pode interessar: Por que o PIBID e a Residência Pedagógica foram atacados?

E ainda: Nenhum estudante fica pra trás: por permanência digna e pelo pagamento e reajuste das bolsas PIBID e RP já!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias