×

Internacionalismo | Comunidade peruana de Porto Alegre fará ato contra golpe assassino de Dina Boluarte neste domingo (5/02)

Comunidade peruana gaúcha realizará mais uma mobilização contra o golpe de Dina Boluarte neste domingo (5/02) às 10h no Parque Redenção (em frente aos arcos).

quarta-feira 1º de fevereiro de 2023 | Edição do dia

Nós do Esquerda Diário chamamos a todes que rechaçam esse reacionário golpe a se somarem levando solidariedade aos companheiros peruanos que se mobilizam. Este será o quinto ato realizado pela comunidade peruana em Porto Alegre.

Confira os registros das manifestações realizadas em Porto Alegre nos últimos domingos:

Confira a publicação da Comunidade peruana que vem organizando essa mobilização:

Milhares de trabalhadores e camponeses peruanos se enfrentam há várias semanas nas ruas com o governo golpista, exigindo a saída de Dina Boluarte do governo. Enquanto isso, o governo de frente ampla de Lula-Alckmin, seguindo a mesma política que Bolsonaro havia adotado, reconhece esse governo racista fruto de um golpe parlamentar e que tem as mãos sujas de sangue de trabalhadores e povos originários, na contramão da luta de um povo que aponta o caminho capaz de derrotar a extrema direita e o projeto internacional do imperialismo para o nosso continente.

Viemos denunciando que o Brasil envia munições para a repressão no Peru, num claro caso de cumplicidade com o militarismo e a repressão assassina no país vizinho. “No sábado, 14 de janeiro, chegaram ao Peru quase 30 mil cartuchos de gás lacrimogêneo provenientes do Brasil. Foi um pedido feito pela Polícia Nacional do país na cordilheira para fortalecer uma repressão que já cobrou mais de 60 vidas. Um caso de cumplicidade com o governo golpista”. Mais recentemente, o governo peruano autorizou uma nova compra de mais 22 milhões de pesos em materiais repressivos. É necessário repudiar fortemente essa política encaminhada com o aval do novo governo Brasileiro, para evitar a continuidade do assassinato daqueles que lutam por seus direitos.

O governo brasileiro de Lula vem sendo cúmplice direto dessa catástrofe, em alinhamento com Washington e muito longe de qualquer “autonomia regional” hipocritamente reivindicada. Não só autoriza o envio de gás lacrimogêneo produzido no Brasil, como foi um dos primeiros a reconhecer o governo golpista e vem buscando estreitar laços e reafirmar sua conivência - como ocorreu na cúpula da CELAC, onde os chanceleres dos dois países acordaram uma reunião entre Lula e Boluarte, a pedido do Brasil, legitimando abertamente um governo assassino surgido de um golpe institucional blindado pelas forças repressivas. Por isso levantamos que é preciso erguer solidariedade desde o Brasil sem nenhuma ilusão no novo governo do PT com a direita, que em seu primeiro mês de governo já se mostra inimigo dos interesses progressistas dos povos latino-americanos, tanto no apoio ao golpismo peruano, quanto na promessa de financiamento do fracking ecocida na Argentina.

Nós do Esquerda Diário viemos participando da construção de atos em solidariedade ao povo peruano que se mobiliza massivamente contra o governo assassino de Boluarte exigindo o fechamento do congresso e uma nova assembleia constituinte. Em São Paulo, o ato internacionalista foi realizado no dia 21/12/2022, em frente ao consulado do Peru em São Paulo. No Rio de Janeiro, o ato foi realizado no dia 22/12/2022, em frente ao consulado do Peru no Rio de Janeiro. Em Porto Alegre foi realizada uma ação de solidariedade na Esquina Democrática no dia 26/12/2022.

Hoje, quarta-feira (01), acontecerá mais uma manifestação de solidariedade contra a repressão e o governo golpista de Boluarte em São Paulo, novamente no consulado peruano, que viemos construindo em conjunto com a CSP-Conlutas e outras organizações. O ato será às 16h na Avenida Paulista, 2439.

Entendemos que é essencial a aliança dos trabalhadores brasileiros junto aos migrantes e trabalhadores peruanos que residem aqui, levando todo apoio à mobilização desse povo contra o golpe. Desde os sindicatos que atuamos, como o SINTUSP, damos essas batalhas para forjar tal aliança.

Como colocou Adriano Favarin, diretor do SINTUSP e do Movimento Revolucionário de Trabalhadores: “Chamamos junto à CSP-Conlutas ao ato com solidariedade internacional à luta da população peruana contra o governo golpista de Dina Boluarte. Só o caminho sem alianças com a direita e a burguesia é capaz de colocar na ordem do dia as exigências das mobilizações, sem confiar nas instituições e no regime que não oferece saídas com a constituição de 1993, imposta pelo governo ditatorial de Alberto Fujimori”.

Leia também a Declaração da organização irmã do Esquerda Diário no Peru, a Corrente Socialista de Trabalhadores (CST): "Abaixo Boluarte e todo o regime golpista, por uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias