Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Confira a edição de hoje do Carcará, seção de Arte e Cultura do Ideias de Esquerda

Redação

Confira a edição de hoje do Carcará, seção de Arte e Cultura do Ideias de Esquerda

Redação

Hoje, 25 de julho, dia internacional das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, lançamos mais uma edição do Carcará, seção de Arte e Cultura do Ideias de Esquerda. São 4 notas sobre a literatura de Carolina Maria de Jesus, a música e o samba no combate ao racismo, cinema itinerante potiguar em tempos de pandemia e vídeo-poesia sobre nossas lutas.

Confira todas as notas aqui e abaixo os títulos e matérias:

Os papéis de Carolina: os pães de cada dia e as rosas da vida eternizada
por Luciana Vizzotto

Carolina Maria de Jesus foi, antes de tudo e como ela mesma se descrevia, uma poeta; assim mesmo, sem flexão de gênero. Este foi o principal papel que cumpriu em nossa história. Com estudo regular parco, aprendeu a gostar das letras, ainda pequena, escutando um contador de histórias. E lia incessantemente livros emprestados ou encontrados. Começou a escrever muito jovem, nos anos 1940 teve seu primeiro poema publicado em um jornal. E passou a vida, durante todos os momentos de sossego (de “paz interior”, nas palavras dela), escrevendo.

Entrevista com MuMu de Oliveira: a música e o samba no combate ao racismo
por Juliane Santos

Neste dia 25, Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, entrevistamos o compositor e sambista MuMu de Oliveira, recentemente premiado em 1º lugar no Festival Nosso Botequim de Sambas Originais com a música "Autorretrato", que relata, na sua trajetória pessoal e profissional, o papel que importantes mulheres negras tiveram na sua vida, ensinando e dando força no combate ao racismo.

Cinema itinerante: a cultura potiguar resistindo em tempos pandêmicos
por Luísa P.

A primeira noite de atividades presenciais em tempos de pandemia no espaço Coco Juremado RN As Flechas foi marcada pela mostra de cinema potiguar, Kurta na Kombi, evento itinerante idealizado pelos produtores culturais Marcelle Silva e Umara Luiz, que ocorreu no último sábado, dia 17 de julho de 2021.

Vídeo-poema "Nossa luta é uma pele!"
Por Joecy Maia e Samuel Freitas

Vídeo-poema inspirado na tese para o CONUNE extraordinário de 2021 "Transformar nosso ódio em revolução! Fora Bolsonaro e Mourão!", da Juventude Faísca - Anticapitalista e Revolucionária e independentes, com poema e voz de @strangermaia e vídeo de @samuelfretxs.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [cultura]   /   [Arte]   /   [Poesia]   /   [Literatura]   /   [Marxismo]   /   [Agenda Cultural]   /   [Cinema]   /   [Cultura]

Redação

Comentários