×

Juventude | Confira a programação do Encontro Nacional “Ideias trotskistas para revolucionar o mundo”

Confira a programação completa do Encontro nacional “Ideias Trotskistas para revolucionar o mundo” impulsionado pela Juventude Faísca e Esquerda Diário, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, no Rio de Janeiro.

quarta-feira 24 de novembro de 2021 | Edição do dia

O menor número de inscritos no Enem nos últimos anos, as filas do osso e as terríveis histórias de jovens que desmaiam de fome nas suas aulas ou são obrigados a abandonar seus estudos para trabalhar em empregos precários são uma expressão do Brasil de Bolsonaro, Mourão e do regime do golpe institucional de 2016. Nossas vidas estão marcadas pela crise capitalista que foi intensificada pela pandemia, levando mais de 600 mil vidas. Estão marcadas pelas reformas e os ataques que pesam todos os dias, pelo fogo que queima nossos biomas e os desastres ambientais provocados por empresas capitalistas como a Vale ou pelo agronegócio. Os capitalistas nos querem calados e desmoralizados.

Mas contra todo ceticismo e resignação nós sabemos que somos parte da geração que se levantou contra a violência policial e o racismo, que lutou incansavelmente por nenhuma a menos e pelo direito ao aborto legal, que está na linha de frente da luta ambiental contra aqueles que destroem nosso planeta. Somos parte dos jovens que se rebelaram no Chile, na Palestina, em Mianmar, somos aqueles que protagonizam as greves contra a precarização do trabalho nos Estados Unidos. Na luta contra a extrema direita bolsonarista, sabemos que nossos aliados são a classe trabalhadora, os povos indígenas e os setores oprimidos. Por isso, não aceitamos que negociem nosso futuro, buscando acordos e conciliação com a mesma direita que nos ataca, como quer Lula e o PT.

Diante desse cenário, queremos neste momento seguir nossos debates, agora também presencialmente, garantindo todos os cuidados sanitários, mas permitindo momentos de confraternização presencial depois de tanto tempo de pandemia e isolamento. Unificando nossas forças, renovando nossas energias debatendo nossa batalha em cada local de estudo e trabalho pela nossa auto-organização de forma independente dos patrões e políticos burgueses, nossa concepção democrática de movimento estudantil, o papel da aliança entre trabalhadores e estudantes, o porque apoiamos a frente única operária e estamos em cada uma das lutas que surgem. Discutindo nosso programa universitário que questiona a universidade de classes e defende o fim do vestibular e a estatização das universidades privadas para garantir o acesso irrestrito e direto a toda juventude que está tendo esse direito arrancado dos seus sonhos. Discutindo ideias que buscamos construir juntamente com a batalha por uma alternativa política para que os capitalistas paguem pela crise e por um programa que responda à situação da juventude trabalhadora.

Por isso, convidamos todas, todos e todes para debatermos os desafios colocados para nossa geração, a juventude e o movimento estudantil em meio a crise capitalista. Para além, de serem parte ativa na refundação da nossa juventude, trotskista, revolucionária e internacionalista, que busque se apoiar no legado da tradição marxista e de grandes revolucionários como Marx, Engels, Lenin, Trotski, Rosa, CRL James e tantos outros que batalham até os dias atuais para serem a continuidade da tradição comunista, que em nossa visão tem seus fios de continuidade na tradição das correntes trotskistas, pensando os desafios da revolução no século XXI.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ENCONTRO IDEIAS TROTSKISTAS PARA REVOLUCIONAR O MUNDO

Sexta 10/12
Chegada das delegações
18h Jantar
19:30h Mesa “Crise capitalista: reforma ou revolução?”
Com Iuri Tonelo, pesquisador do pós-doutorado em sociologia na UFPE, autor dos livros “A crise capitalista” e suas formas e “No entanto ela se move” e Odete Assis, mestranda em Literatura Brasileira na UFMG e co-organizadora do livro "Mulheres Negras e Marxismo".
22h Confraternização

Sábado 11/12
8h Café da manhã
10h Mesa “A atualidade da revolução permanente no século XXI”
Com Diana Assunção, trabalhadora da USP, dirigente do Movimento Revolucionário de Trabalhadores e apresentadora do Podcast Feminismo e Marxismo e Letícia Parks, professora, fundadora do Quilombo Vermelho Luta Negra Anticapitalista e co-organizadora dos livros “Mulheres Negras e Marxismo” e “A revolução e o negro”.
12:30h Almoço
14h Abertura da plenária “Os desafios da revolução internacional e a juventude”
15h Grupos de discussão
16:30h Plenária de encerramento e resoluções
19h Jantar
22h Festa temática

Domingo 12/12
Dia de confraternização e Sarau

Ficou interessado? Se inscreva neste formulário e te enviaremos um email ou mensagem no número de contato sobre as informações de lugar e horário.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias