×

Rumo a uma paralisação nacional dia 9! | Contra PEC 206 e o bolsonarismo, justiça por Genivaldo! Assembleia no Seso e parar dia 9!

Diante dos cortes nas federais, a PEC 206 das mensalidades, o assassinato racista de Genivaldo e a chacina da Vila Cruzeiro, precisamos combater Bolsonaro, a extrema-direita e os ataques com a força da luta! O CASESO precisa convocar uma assembleia no SeSo para organizar e construirmos não só um dia de luta no dia 9, mas uma paralisação, chamando o DCE e a UNE a massificarem essa luta!

Eduardo MáximoEstudante da UnB e bancário na Caixa

Luiza EineckEstudante de Serviço Social na UnB

segunda-feira 30 de maio de 2022 | Edição do dia

Há uma semana da volta presencial na UnB depois de dois anos de pandemia, a UNE convocou um dia nacional de mobilização para o dia 9, quinta da semana que vem. Isso porque, como se já não bastasse o filtro racista e elitista do vestibular que es caloures furaram, Bolsonaro, MBL e centrão querem aprovar a absurda PEC 206 que cobra mensalidades nas universidades públicas, promovendo a privatização da educação, a evasão e fazendo os estudantes pagarem pela crise enquanto os monopólios privados lucram como nunca!

E não só isso: para atacar a juventude, de dentro das universidades mas principalmente de fora dela, que já amargam empregos precários, a fome e a miséria, Bolsonaro promove mais um corte à educação pública. Foram R$ 3,2 bilhões retirados do MEC e R$ 2,9 bilhões do MCTI. Isso afetou em cheio a UnB, que segundo artigo do Correio Braziliense possui o caso mais grave entre as federais; ela já empenhou 99,7% do orçamento discricionário, não obrigatório e que depende de verbas do governo federal, para este ano. Ou seja, a assistência estudantil, bolsas de pesquisa, contas de água e luz e o pagamento das terceirizadas estão ainda mais diretamente em risco.

O genocídio negro vem acompanhado do projeto dos capitalistas de roubar o direito ao futuro da juventude! O país ferveu de raiva quando a polícia racista fez do camburão uma câmara de gás improvisada para assassinar Genivaldo, homem negro com transtornos mentais, retomando métodos nazistas de execução dos setores mais oprimidos. A chacina eleitoreira de Claúdio Castro (PL) na Vila Cruzeiro, que assassinou mais de 25 pessoas negras, foi comemorada por Bolsonaro e pelos militares.

Diante desse cenário, não faltam motivos para lutarmos! Precisamos nos agarrar a essa vontade de viver intensamente a UnB, o que nos foi privado por conta da pandemia, a raiva contra a extrema-direita e os ataques à educação, e a vontade de impor justiça pelas vidas negras e organizá-la em luta! Por isso, es estudantes do Serviço Social precisam de uma assembleia do curso para organizar nossa luta, não aceitaremos que roubem nosso futuro e destruam nossa universidade! Há uma semana de voltar às aulas, esse também seria um excelente espaço para debatermos democraticamente como organizar uma Calourada Política com debates vivos e rolês subversivos!

O CASESO chamou es estudantes a se somarem às mobilizações, e nesse sentido nossa entidade precisa ser um instrumento de potencializar a luta, convocando e construindo pela base uma forte assembleia para organizar uma paralisação efetiva no dia 9! Também achamos necessário que o DCE organize uma assembleia geral para que todos os cursos paralisem, além de que a UNE que chame assembleias em todo país para massificar essa luta, não temos tempo a perder!

Só com a força da nossa luta ao lado dos trabalhadores é que poderemos derrotar Bolsonaro, a extrema-direita e o conjunto dos ataques, na contramão do que propõe Lula-Alckmin e o PT, projeto com o qual o PSOL embarcou completamente, de se aliar com toda a direita que promoveu o golpe de 2016 e nos trouxe até aqui e administrar a crise capitalista e os cortes de Bolsonaro na educação.

Justiça para Genivaldo e as vítimas da Chacina no RJ! Abaixo a PEC 206 e os cortes! Fora Bolsonaro, Mourão e militares!

Leia mais: Por uma paralisação nacional nas universidades contra a PEC 206 e os ataques do bolsonarismo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias