×

Movimento Estudantil | Contra o assédio na UFF. Todos na Reitoria amanhã às 9h em apoio às terceirizadas!

Os estudantes da UFF estão se mobilizando para estarem presentes na porta da Reitoria às 9 horas da manhã desta quarta (10/11) para apoiar as trabalhadoras terceirizadas da Moradia Estudantil assediadas por um estudante e lutar contra o assédio na UFF. Convocamos a todos que puderem a estarem presentes para que a luta por justiça das trabalhadoras terceirizadas tenha como ponto de apoio a mobilização dos estudantes.

Faísca - UFF@faiscajuventude

terça-feira 9 de novembro de 2021 | Edição do dia

Nesta quarta-feira (10/11) está marcada na Reitoria a última sessão da sindicância que está analisando o caso das duas trabalhadoras terceirizadas da Moradia Estudantil (ME) que foram assediadas por um estudante da UFF. Não é a primeira vez que o movimento estudantil e estudantes da Moradia Estudantil estarão presentes para exigir da Reitoria justiça para as terceirizadas: na primeira sessão da sindicância ainda em Setembro, os estudantes estiveram presentes para marcar apoio.

Denúncia: “Os terceirizados não são contemplados nos regulamentos da UFF” denuncia aluno da moradia em repúdio ao assédio sofrido por trabalhadoras.

As trabalhadoras vêm denunciando o caso desde Abril, quando órgãos da Reitoria tomaram conhecimento. Desde lá, nenhuma solução foi arranjada por parte da Reitoria, que expõe as trabalhadoras a conviverem diariamente com o agressor no seu local de trabalho, visto que o estudante acusado de assédio também é morador da ME. Na primeira sessão da sindicância, as trabalhadoras tiveram que dar seu depoimento na presença do agressor, pondo sua integridade física e a lisura da sindicância em risco, visto o constrangimento das trabalhadoras terem que falar sobre a violência que sofreram na frente do acusado. A reitoria é responsável por essa humilhação.

O caso ainda é mais absurdo porque segundo o regimento da Moradia Estudantil, alunos que colocassem em risco moral e físico a um trabalhador, estudante ou convidado poderiam ser temporariamente afastados até que determinado caso seja analisado pelas instâncias da Universidade. No entanto, ao serem questionados sobre essa possibilidade que evitaria o convívio cotidiano de vítimas com o agressor, a coordenação da moradia alegou que essas normas não serviam para mediar as relações entre terceirizadas e os estudantes, fazendo uma diferenciação absurda entre terceirizadas, consideradas “empregadas” e efetivos que seriam “funcionários”.

Denúncia: “Queremos justiça!” diz aluno da moradia da UFF em repúdio ao assédio sofrido por trabalhadoras terceirizadas.

O DCE não apareceu para prestar apoio às trabalhadoras, não comparecendo a mobilização dos estudantes frente a primeira sindicância em Setembro e sequer fazendo menção ao caso em suas redes sociais.

Os mecanismos burocráticos de denúncia à assédios na Universidade desencorajam as estudantes e trabalhadoras a denunciarem os casos que sofreram. A Reitoria que agora coloca em risco as trabalhadoras ao mantê-las trabalhando por mais de 6 meses na presença do acusado, é a mesma que não presta nenhum apoio a Vanessa Rodrigues, a estudante da UFF que foi vítima de estupro por um professor da Universidade. A Reitoria é responsável pela maneira desastrosa como conduz os casos, é preciso que a campanha contra o assédio na UFF não deixe de responsabilizar a Reitoria pela maneira como os casos de machismo são analisados.

A oposição de esquerda na UFF através do campo "Eu defendo a UFF" disse que estará presente na mobilização e convocou os estudantes a participarem dos atos.

Nós da Juventude Faísca estaremos presentes na mobilização marcada na Reitoria para apoiar a luta por justiça das terceirizadas e lutar contra o assédio na UFF. Essa batalha deve ser vista como parte da luta pelo fim da terceirização, pela efetivação dos trabalhadores terceirizados sem necessidade de prestar concurso. Igual trabalho, igual salário.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias