×

Crise política argentina | Declaração da FIT-U sobre a crise política na Argentina

Poucos dias depois da derrota eleitoral do peronismo da Frente de Todos nas PASO, ocorreu uma enorme crise política na coalizão governista. A vice-presidente Cristina Fernández convocou Alberto Fernández para fazer uma mudança de gabinete, enquanto o presidente respondeu aparecendo em uma cerimônia pública com alguns dos ministros questionados. O pano de fundo desta crise é a enorme derrota eleitoral do governo, perdendo 5 milhões de votos.

sexta-feira 17 de setembro de 2021 | Edição do dia

A Frente de Esquerda-Unidade, que nas últimas eleições se posicionou como a terceira força política nacional dos trabalhadores, denuncia que nesta crise não se discute uma mudança de orientação social e política, mas sim cotas de poder de ambas as frações da coalizão governante e mudanças cosméticas para tentar reverter a derrota para as eleições gerais de 14 de novembro.

Todas as partes em conflito lutam por um acordo com o Fundo Monetário Internacional, que implicará mais ajuste, miséria, dependência e atraso para o país nas próximas décadas. Nos próximos dias, com o acordo unânime da Frente de Todos [1], Juntos pela Mudança [2] e ainda Milei e Espert [3], a Argentina fará um pagamento de 1,8 bilhão de dólares ao FMI.

Aqueles que agora falam em restaurar uma espécie de IFE para uma pequena parte dos setores populares como medida cosmética eleitoral de curto prazo, não só não mencionaram o assunto durante a campanha pelo PASO, mas foram eles que votaram um ajuste orçamento que baixou 53% dos itens sociais. Quem hoje fala que "tem que colocar dinheiro no bolso das pessoas" foi quem antes do início da pandemia eliminou a mobilidade da aposentadoria em um ano em que aposentados e aposentados e beneficiários de benefícios sociais teriam um aumento acima da inflação e há um grande roubo de salários nas joint ventures.

O aprofundamento da queda histórica dos salários dos servidores públicos não foi obra da pandemia, mas sim uma decisão política deste governo, endossada pela burocracia da UPCN e do ATE. O mesmo que um salário mínimo de indigência, aprovado por todas as alas da burocracia sindical. Nem a pandemia da repressão com 4.000 soldados de Buenos Aires pode ser responsabilizada, com Berni na vanguarda da luta por terra e moradia em Guernica para construir um condomínio fechado com um campo de golfe incluído.

Como já dissemos na campanha presidencial de 2019 e ao longo desta campanha de 2021, é totalmente incompatível recuperar o que se perdeu durante o macrismo sem deixar de pagar uma dívida externa usurária, ilegítima e fraudulenta, dizendo Não ao FMI, como argumentamos a esquerda.

Diante da investida da fração kirchnerista do governo e setores afins expressa na disponibilidade de renúncias de vários ministros e outros altos funcionários, Alberto Fernández passou a receber apoio de todos os governadores, os mesmos que cada um deles garantidas as leis de ajuste e entrega ao macrismo no Congresso. Da mesma forma, recebeu o apoio da CGT, cúmplice direta da quebra dos salários e da crescente precarização do trabalho. Da mesma forma como parte dos “movimentos sociais” oficiais, como o Movimento Evita, que, como parte do elenco do governo, saiu das ruas quando a fome e a miséria grassavam em todos os bairros populares.

A indiscutível oferta de kirchnerismo a Sergio Massa do cargo de Chefe de Gabinete, e o apelo de Cristina a Guzmán, que está conduzindo as negociações com o FMI, para ratificar que não questiona sua continuidade, mostram claramente que não há nenhuma virada "progressista" ou "nacionalista". Massa é o mesmo que acompanhou Macri em Davos em 2016, então chefe de um banco que votou as leis pelo macrismo e agora um dos principais interlocutores do partido no poder com a burguesia financeira de Wall Street.

A Frente de Esquerda-Unidade se posiciona em sintonia com as organizações de trabalhadores, sindicatos, comissões internas e órgãos de delegados antiburocráticos, dos autoconvocados, do movimento piquetero independente do governo, e propõe um programa de luta contra um política oposta pelo vértice às do governo e de todas as variantes da oposição patronal. E apontamos a necessidade de mobilizar, mas não em defesa do governo, mas em apoio às lutas e reivindicações dos setores trabalhistas ocupados, do movimento piquetero independente, da juventude precária, em prol das lutas ambientais e de gênero.

Aumento salarial de emergência. Que ninguém ganhe menos que o custo de uma cesta básica familiar e que os salários sejam indexados mensalmente de acordo com o aumento do custo de vida. (100.000 pesos). Chega de dispensas. Distribuição da jornada de trabalho sem afetar o salário. Redução da jornada de trabalho para seis horas, cinco dias, sem redução salarial, para distribuir a jornada de trabalho entre empregados e desempregados. Ocupação de qualquer fábrica que fecha ou despede, seguro para desempregados de 40.000 pesos, plano de obras públicas e habitação para resolver as necessidades urgentes dos bairros. Aumento imediato dos orçamentos para saúde e educação pública.

Dizemos claramente que não é preciso pagar a dívida externa e ignorar o acordo Macri-FMI, voltando esses enormes recursos para salários, pensões, trabalho, saúde e educação. E junto com essa proposta destacamos que a nacionalização do sistema bancário é necessária para evitar a fuga de capitais e colocar a poupança nacional a serviço dos setores populares. Acabar com o oligopólio privado e criar o monopólio estatal do comércio exterior, para que os exportadores não transfiram os preços internacionais para o interior do país.

Contra o apoio da burocracia ao governo e seus pactos com o Fundo Monetário, propomos a ruptura das organizações dos trabalhadores com o governo. Por um plano de luta de todo o movimento operário (empregados e desempregados) para impor uma solução operária e popular e que desta vez a crise seja paga por quem a causou, os capitalistas, os grandes empresários, os banqueiros e os latifundiários.

Neste quadro, depois de ter feito uma grande eleição nas PASO em todo o país, apelamos aos trabalhadores e ao povo para que fortaleçam a Frente de Esquerda-Unidade, como única força política independente contra o governo e as variantes da oposição patronal e lutar por uma saída dos trabalhadores para a crise.


[1Coalização peronista que Alberto Fernandez compõe

[2Coalizão direitista de Macri

[3Nomes liberais de extrema direita, conhecidos como "liberfachos"





Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias