Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

"Devemos colocar o marxismo no centro da política nacional", diz Lincoln Secco

Diana Assunção

"Devemos colocar o marxismo no centro da política nacional", diz Lincoln Secco

Diana Assunção

Neste último sábado, o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi Lincoln Secco, professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo e autor do livro A história do PT. O programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana Assunção, promove debates entre intelectuais e militantes de esquerda acerca dos principais temas da atualidade, visando também contribuir na discussão sobre como combater Bolsonaro, o regime político e o bolsonarismo, superando a conciliação de classes petista.

Nesta entrevista, foram tratados temas como a crise da República de 1988, a partir da transição da ditadura e destacando o papel de instituições como o Judiciário e militares no último período. Na caracterização do regime, foram discutidos os conceitos de fascismo, fascistização e bonapartismo, tendo o golpe institucional como uma clivagem importante. Ademais, Lincoln Secco e Diana Assunção abordam as contribuições de Gramsci para pensar o Brasil, a partir de categorias como hegemonia e crise orgânica, adentrando posteriormente na própria história do PT à luz da atual aliança com Alckmin e no que isso revela da trajetória desse partido. Por fim, discutem temas como trabalho precário, desde a própria terceirização na USP, e o papel do marxismo e da esquerda no próximo período, após as eleições, destacando a necessidade de uma análise marxista.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Esquerda em debate]   /   [Bonapartismo]   /   [Fotos]   /   [Fascismo]   /   [Trabalho Precário]   /   [PT]   /   [Terceirização]   /   [Gramsci]   /   [USP]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários