Facebook Diana Assunção
Com as novas delações de Mauro Cid, o governo Lula-Alckmin avança em conquistar mais estabilidade em base a uma relativa melhora econômica - que se fundamenta na manutenção das reformas anti-operárias - e na amplitude das alianças com o Centrão. Lula relembra a todos o DNA do PT na administração dos (...)
Em seu último artigo para a Revista Jacobin, o dirigente do PSOL Valério Arcary afirma que a vitória de Javier Milei nas eleições primárias na Argentina e uma possível vitória nas eleições de outubro vão significar a ascensão do fascismo neste país. Para toda a esquerda revolucionária e para a esquerda (...)
Em um momento de enorme fragmentação da classe trabalhadora a publicação do livro “Icebergs à deriva - o trabalho nas plataformas digitais” da Boitempo Editorial, organizado por Ricardo Antunes, é um grande alento.
As últimas semanas foram marcadas pelas denúncias do hacker Walter Delgatti sobre Bolsonaro e toda a movimentação no regime político indicando possibilidades de sua prisão. Ao mesmo tempo, enquanto Lula viaja para o Encontro dos BRICs, avançam as tratativas do governo de Frente Ampla com o Centrão (...)
Editorial do MRT sobre a inelegibilidade de Bolsonaro.
Junho de 2013 mudou a situação política no Brasil com manifestações massivas nas ruas de diversas capitais do país. Milhares de pessoas saíram às ruas em defesa de transporte de qualidade, saúde, educação e contra a repressão policial. Em nome de resgatar o real sentido que tiveram essas manifestações, (...)
Direto da França, Daniela Cobet, dirigente do Revolution Permanente, organização irmã do MRT na França, conversa com Diana Assunção sobre os recentes processos de luta no país e a atuação dos revolucionários e da esquerda neste processo. Cobet fala sobre a situação do movimento na França a partir da (...)
É preciso organizar a luta contra o arcabouço fiscal, o novo teto de gastos neoliberal
Nossas convidadas da vez, Flávia Bischain e Maíra Machado, estão encabeçando a chapa na oposição combativa nas eleições de um dos maiores sindicatos da América Latina, a APEOESP.
Neste artigo buscaremos explicar ao público brasileiro o que é a Rede pela Greve Geral na França e qual foi seu papel como um polo de coordenação dos setores que buscavam uma política alternativa a das direções oficiais do movimento sindical na França diante da luta contra a reforma da previdência de (...)
Nossa convidada da vez é Carolina Catini, pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, para debater a situação da educação hoje no Brasil e os caminhos para enfrentar a precarização e desmonte do ensino nas escolas e (...)
Diana Assunção e Josefina L. Martínez conversam sobre o livro, publicado simultaneamente no Estado espanhol, na Argentina, no Brasil, Chile y México, destacando suas contribuições para um feminismo socialista do século XXI.
Como lidar com o enorme ceticismo causado pelos anos de pandemia e bolsonarismo que produzem uma lógica de pensamento reformista com o único objetivo de apagar do horizonte das novas gerações a possibilidade de uma revolução operária e socialista? Neste artigo, propomos voltar aos debates da jovem (...)
A face feminina e negra da terceirização
Há quase 3 meses, a França segue sendo um centro de gravidade da luta de classes mundial. O que isso significa? Neste artigo, buscaremos elencar alguns pontos centrais para seguir e aprender da experiência francesa.
No dia 02 de abril de 2023, perdemos a companheira Lucia Helena Panzette, enfermeira aposentada pelo município de São Paulo que sempre dedicou sua vida à luta por uma saúde pública e de qualidade para toda a população. Lucia, nos últimos anos, esteve apoiando muitas batalhas do grupo de mulheres Pão e (...)
A última jornada de greve geral na França no dia 07 de março reuniu quase 3,2 milhões de manifestantes, segundo a Confederação Geral do Trabalho (CGT). Com esse número bateu o recorde da jornada anterior, chegando a ser considerada a maior em 30 anos. Muitos setores estratégicos do proletariado (...)
Diante de um Congresso com setores tão conservadores, um projeto de lei de igualdade salarial para mulheres só será aprovado em base à nossa luta. Ao mesmo tempo, a efetiva igualdade salarial só é possível com o fim da terceirização e a revogação da reforma trabalhista. Não nos iludamos: essas demandas só (...)
No dia 1° de Fevereiro, quando tomou posse como deputado federal mais votado por São Paulo, Guilherme Boulos, do PSOL, concedeu uma entrevista à Jacobin Brasil buscando abordar os desafios que vê para a construção de uma “estratégia socialista”, sob o título “Entre a estratégia institucional e a luta de (...)
Completados 2 meses do novo governo Lula-Alckmin mais do que nunca é necessário definir as tarefas de uma esquerda socialista e revolucionária que, no embate contra a extrema-direita bolsonarista, não compõe a base nem o arco de alianças do governo frente-amplista com empresários e arquitetos do (...)
Leia na íntegra o prefácio de Esquerda em Debate, escrito por Diana Assunção e Iuri Tonelo. O livro é uma compilação das entrevistas realizadas no programa Esquerda em Debate. Entre os mais de vinte entrevistados estão Vladimir Safatle, Ricardo Antunes, Virgínia Fontes, Michael Löwy, Plínio de Arruda (...)
Apresentamos o prefácio em português do livro "Mulheres, revolução e socialismo", lançado simultaneamente na Argentina, Estado Espanhol, México, Chile, Bolívia, Uruguai e Brasil. Um livro com escritos de Karl Marx, Friedrich Engels, Eleonor Marx, Clara Zetkin, Rosa Luxemburgo, Alexandra Kollontai, (...)
O PSOL é o 3º partido com maior número de indicados na equipe de transição coordenada por Geraldo Alckmin e nas palavras do seu presidente, Juliano Medeiros, ainda devem sugerir mais uma "dezena" de nomes. Depois do resultado da eleição presidencial ter expressado nas urnas um importante rechaço a (...)