Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

"Ecossocialistas não fariam o que o PSOL fez, uma federação com a Rede inimiga", diz Rojú Soares

Diana Assunção

"Ecossocialistas não fariam o que o PSOL fez, uma federação com a Rede inimiga", diz Rojú Soares

Diana Assunção

Neste último sábado o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi o graduando em Ciências do Estado pela UFMG, militante ecossocialista e comunicador político no projeto Na Raíz, Roju Soares. Rojú recentemente se desfiliou do PSOL por conta da adesão do partido a campanha da chapa Lula-Alckmin e pela conformação da federação com a REDE-Sustentabilidade. A iniciativa do novo programa impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana Assunção, visa promover o debate entre os setores que querem combater Bolsonaro, o regime político, o bolsonarismo superando a conciliação de classes petista.

O debate se iniciou com uma análise sobre a situação política nacional, com Rojú pontuando a profunda crise da República de 88 e o caráter ajustador e repressor do governo de Bolsonaro com os militares, que vem aprofundando uma série de ataques neoliberais aos trabalhadores e que se aproveitou da crise sanitária da Covid-19 para avançar em seu projeto autoritário de ódio aos setores oprimidos da sociedade. Seguiu sobre o emblemático caso de Genivaldo, assassinado pela PRF de Bolsonaro em uma improvisação de “câmara de gás”, com um debate sobre a violência policial no Brasil e o caráter racista da formação do Estado brasileiro.

Outros muitos importantes temas foram abordados, como a razão pela qual Rojú se filiou e também se desfiliou do PSOL, sobre o balanço dos partidos amplos, da tradição do marxismo revolucionário e do legado de Lênin e Trótski e sobre a vertente ecossocialista na atualidade frente à luta em defesa do meio ambiente e pelo futuro, passando ainda sobre a recente reabilitação do stalinismo na política brasileira. A entrevista se encerrou com um debate das alternativas colocadas na atualidade para a construção de uma alternativa com um programa de independência de classe para o enfrentamento contra a extrema direita.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Justiça por Genivaldo]   /   [Esquerda em debate]   /   [Polo Socialista Revolucionário (PSR)]   /   [Brutalidade policial]   /   [Racismo Estrutural]   /   [FIT-U]   /   [Trotskismo]   /   [Stalinismo]   /   [Leninismo]   /   [PSOL]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários