×

Denúncia | Empresa de Call Center em Porto Alegre oferece vaga de emprego sem salário e só paga comissão

domingo 12 de março de 2023 | Edição do dia

O Esquerda Diário recebeu nesta última semana a denúncia de uma trabalhadora a respeito da empresa Mercatto, que é uma empresa de Call Center e cobrança. Segundo a denúncia da trabalhadora, foi informado em entrevista que a empresa não pagava salário, que apenas era pago valores referente à comissão em cima da produção dos operadores. Em outras palavras, segundo essa denúncia, só recebem se produzir.

Uma vaga sem salário fixo não tem garantias básicas como o abono de dias de atestado médico e outros tipos de licença que são direitos dos trabalhadores. Além do absurdo dos trabalhadores não podem contar com um salário fixo, a maior parte deles trabalham no modo home office, onde a empresa não fornece os recursos essenciais para ser realizado o trabalho. Ou seja, os trabalhadores acabam custeando as contas de luz e internet para conseguir trabalhar.

O nível de precarização dos postos de trabalho, principalmente em Call Center vem tendo um aumento brutal desde a reforma trabalhista de 2017, e mesmo antes com o boom dos telemarketing a partir do aumento da terceirização ainda durante os governos do PT. O arrocho salarial e a defasagem também aumentou nos últimos anos, permitindo que muitas empresas paguem menos de um salário mínimo para trabalhadores com carga horária de 6h ao dia. Com isso, já recebemos diversas denúncias que essas empresas atrasam e faltam com o pagamento de salários e auxílios. Agora recebemos denúncia de empresas que sequer pagam salário é uma amostra de como a crise econômica e capitalista é despejada em cima das costas dos trabalhadores. Chamamos todos os trabalhadores que estiverem em situações desse tipo a enviarem denúncias.

A reforma trabalhista, aprovada ainda durante o governo golpista de Michel Temer, fez com que que trabalhos informais e precários pudessem se ampliar no país. Não à toa que dados e pesquisas recentes mostram que houve um aumento significativo do trabalho informal, além do dispositivo que prevê que o negociado entre patrão e funcionário fique acima da CLT e dos direitos garantidos aos trabalhadores. Na prática, sabemos que isso significa que, ou o trabalhador aceita as condições que o patrão oferece de emprego, ou fica sem emprego. É por isso que é necessário a revogação integral da reforma trabalhista. Que todos os direitos que vem sido arrancados dos trabalhadores sejam garantidos e que tenha salário dignos para todos, sem arrocho, reajustados conforme a inflação. Para que não sejam os trabalhadores que paguem por essa crise que não foi criada por eles, e sim pela classe capitalista e sua sede de lucro.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias