×

Extrema-direita | Episódios de apologia ao nazismo crescem em meio ao governo Bolsonaro

Um relatório do Observatório Judaico de Direitos Humanos no Brasil divulgado nesta segunda-feira (15) aponta para o aumento de episódios de cunho neonazista e antissemita durante o mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em diversas vezes Bolsonaro já se demonstrou um entusiasta do nazismo, que ele estimula com seu discurso reacionário. Mas o bolsonarismo e a extrema-direita só podem ser derrotados por meio da luta de classes, e não pela conciliação de classes.

terça-feira 16 de agosto de 2022 | Edição do dia

Ao todo, foram registrados 169 casos entre janeiro de 2019 e junho de 2022. Desses, 114 (67%) são de caráter neonazista, com referências a Hitler, além de admiração ao nazismo e seus símbolos e representações, como a suástica.

O estudo mostrou que os eventos praticamente dobram a cada ano. Houve 12 ocorrências em 2019, 21 em 2020, 49 em 2021 e 32 apenas no primeiro semestre de 2022.

Em diversas vezes Bolsonaro já se demonstrou um entusiasta do nazismo, como pode ser visto aqui. Esses ataques são expressão do fortalecimento do bolsonarismo enquanto força social. Mas o bolsonarismo e a extrema-direita não vão desaparecer após as eleições, e não vai ser a conciliação de classes de Lula com o Opus Dei neoliberal, ladrão de merenda e espancador de professor Geraldo Alckmin, nem a assinatura de cartas junto com burgueses como FIESP e Febraban que vão derrota-los.

É somente a luta de classes da classe trabalhadora e setores oprimidos que pode dar uma saída de fato, confiando em seus métodos de auto-organização e luta, como as greves, assembleias de base e as manifestações.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias