×

Censo 2022 | Acompanhe paralisação nacional de trabalhadores do IBGE: todo apoio à luta dos recenseadores!

Trabalhadores do IBGE, especialmente recenseadores de diversas cidades do país organizam paralisação e manifestações por melhores condições de trabalho no Censo 2022. O Esquerda Diário acompanha e apoia a luta dos recenseadoras do IBGE pelo pagamento dos salários atrasados e por melhores condições de trabalho. Estaremos apoiando e cobrindo suas mobilizações.

quinta-feira 1º de setembro de 2022 | Edição do dia

Recenseadores se manifestam no Distrito Federal neste 1 de agosto

Hoje no Brasil estão acontecendo distintas mobilizações de recenseadores. A pauta é o pagamento dos salários e outros débitos que estão em atraso. Antes mesmo da greve começar, recebemos inúmeras denúncias de assédio das chefias, cobrando produtividade e ameaçando desligamento, mas o que a greve já começa a mostrar, é que o caminho é a mobilização.

No Recife, mobilização dos recenseadores impõe que sejam ouvidos pela direção estadual do instituto, acompanhe: Recenseadores em greve em Recife se manifestam em frente à sede estadual do IBGE

Saiba mais: IBGE ameaça recenseadores às vésperas da paralisação

O governo Bolsonaro mostrou diversas vezes que não via nenhum valor no Censo. Tentou cancelar, depois cortou parte importante do orçamento destinado. Agora em ano eleitoral, faz demagogia posando com colete do Censo. A ausência de campanhas na TV que informem a população soma para que o trabalho dos recenseadores seja ainda mais difícil. Por isso é preciso responsabilizar o governo pela precarização na prestação deste serviço, que segue aqui a lógica com a qual aplicou reformas como a trabalhista: para os trabalhadores, o mínimo possível.

Acompanhe as denúncias: “Nos contratam em condições sub humanas, quem desistir colocam outro no lugar”

O IBGE exige produtividade, mas deixa trabalhadoras e trabalhadores sem recursos. Muitos trabalhadores estão literalmente pagando para trabalhar, pois estão trabalhando sem ter recebido o auxílio transporte e alimentação. Em um momento onde a inflação sobre os alimentos é enorme, isso significa literalmente fazer com que muitos tenham que trabalhar com fome. Além da falta de estrutura e condições mínimas de trabalho, a categoria sofre com inúmeros problemas para completar sua sessão.

Leia também: Trabalhadores do IBGE enfrentam precarização do trabalho, racismo, ameaças e calote nos salários

Manifestação dos trabalhadores do Censo 2022 no Rio

A pauta dos trabalhadores é exigir o mínimo de que têm direito que é que recebam a remuneração pelo seu trabalho somada às reivindicações de melhoria tanto nas condições de trabalho, quanto na própria prestação do serviço para a população. Que esteja entre as reivindicações que haja maior divulgação por parte do governo no Censo para que a população não recuse de atendê-los, é um exemplo de como são os trabalhadores na linha de frente que sabem identificar a melhor forma de garantir esse serviço.

Mande sua denúncia também: “Não tem ajuda de custo e não tem garantia do pagamento do salário”

Nós do Esquerda Diário estamos acompanhando a mobilização dos trabalhadores do Censo e nos solidarizamos às suas reivindicações. Deixamos o canal aberto para os trabalhadores que queiram expressar suas denúncias e marcamos a necessidade de construir em cada local de trabalho e de estudo a mais ampla luta pela revogação da reforma trabalhista que naturaliza o desmonte e a precarização das relações de trabalho.

Para entender: Censo 2022: IBGE atrasa pagamento a recenseadores devido aos cortes de Bolsonaro

Quer denunciar para o Esquerda Diário? Mande seu relato para 11 97750-9596 e siga o Esquerda Diário nas redes e plataformas de streaming!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias