Nós da Faísca e do movimento Nossa Classe, estivemos no centro do Rio junto à diversos setores como petroleiros, servidores públicos, moedeiros, eletricitários se somando a paralisação dos servidores federais como na UFF e na UFRJ.
Contra a Portaria N° 68.548, é imprescindível que o DCE da UFF (UJC, Correnteza, Juntos!, Vamos à Luta, Rebeldia, Ecoar, Travessia) chame uma assembleia dos estudantes da UFF em cada polo para debater como mobilizar os estudantes e os trabalhadores da Universidade contra a Portaria da Reitoria e os (...)
Nas últimas semanas, ocorreu a destruição de duas faixas da Faísca Revolucionária e de cartazes na UFF. CA's e DA’s, a Rede Transvestis UFFianas, mais de 300 estudantes de diversos cursos, professores dos departamentos de Letras, História e Geografia e a Atlética do curso de História assinaram um (...)
Nesta semana estão ocorrendo as eleições para o Centro Acadêmico de História da UFF, um curso que, historicamente, foi vanguarda da mobilização na universidade. Aqui nós da Juventude Faísca buscaremos dialogar, a partir de um debate com o programa da Chapa “A Todo Vapor”, sobre qual papel o Centro (...)
Depois de mais de 5 meses de atrasos e grosserias por parte de pró-reitores, a PROAES finalmente anunciou o pagamento das bolsas de assistência estudantil.Entretanto, os bolsistas denunciam que nem todos receberam e só foram pagas as parcelas do mês de julho. Pelo pagamento integral das bolsas, (...)
Apresentamos este artigo para dialogar sobre as eleições que acontecem agora na Geografia da UFF, com todos aqueles que querem derrotar o projeto autoritário e de precarização que impõe Bolsonaro, Castro, os Militares mas também as variantes de direita e qual papel um Diretório Acadêmico e um (...)
Kim Kataguiri mais uma vez quer atacar as universidades públicas propondo dessa vez a criação de mensalidades, uma proposta que vai excluir ainda mais estudantes, principalmente os negros e pobres. Na UFF nesse momento estamos na luta pelo Passe Livre, é muito importante que o DCE mobilize os (...)
Nesta terça feira(24/05) na sala 510 do bloco O do campus do Gragoatá, a Faísca Revolucionária convida a todos a discutir o marxismo nos dias de hoje.
A pauta pelo Passe Livre é muito importante e de interesse do conjunto dos estudantes. Todos ao ato dia 26/05!
Que lições podemos tirar para o movimento estudantil desse processo para lutar pelas nossas demandas?
Os últimos anos no Brasil foram atravessados por um Governo de extrema-direita que promoveu ataques ao orçamento das Universidades, marcando uma situação de muita precariedade na Moradia Estudantil da UFF que vai de problemas como o risco de incêndio nas acomodações internas até a distribuição de (...)
A greve dos garis do Rio chegou ao seu 9º dia com um ato de uma vanguarda realizado em Copacabana.Dezenas de estudantes da UFF, da UERJ e de todo o país se solidarizaram com a greve e o reclamo por um salário digno e liberdade sindical, por iniciativa da Faísca Revolucionária separamos aqui as fotos (...)
A situação do machismo na UFF é expressão de um país governado pela extrema-direita de Bolsonaro, Mourão, Damares, mas além disso, é responsabilidade da Reitoria que se omitiu frente aos casos de machismo na Universidade, portanto, frente ao 8M é papel do Movimento Estudantil batalhar por justiça aos (...)
Na última semana, o Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPEx) da UFF aprovou o retorno das aulas presenciais sem medidas concretas para garantir a assistência, a permanência e a segurança sanitária dos estudantes, professores e trabalhadores da universidade. Precisamos de auxílio transporte, (...)
Os estudantes da UFF estão se mobilizando para estarem presentes na porta da Reitoria às 9 horas da manhã desta quarta (10/11) para apoiar as trabalhadoras terceirizadas da Moradia Estudantil assediadas por um estudante e lutar contra o assédio na UFF. Convocamos a todos que puderem a estarem (...)
Comlurb e Paes demitiram dois garis, além de várias suspensões, simplesmente pelo motivo dos trabalhadores terem se manifestado.
Duas trabalhadoras terceirizadas da Moradia Estudantil estão lutando contra o assédio praticado por um estudante da UFF. Os estudantes e moradores da Moradia Estudantil estão buscando apoiar as trabalhadoras que estão tendo que trabalhar na presença de seu agressor desde Abril, que foi quando a (...)
Os estudantes e moradores da Moradia Estudantil da UFF vêm se colocando ao lado das trabalhadoras terceirizadas assediadas por um aluno da universidade. O relato abaixo é parte de uma série de denúncias feitas por um estudante da moradia estudantil da UFF que escancara a indignação dos estudantes (...)
Chamada por D.A's e C.A’s que ocupam a oposição ao DCE da UF, assembleia reuniu estudantes para discutir o ato do dia 2 de outubro, além da situação da UFF para volta das aulas presenciais e também denúncias de estudantes sobre a Moradia Estudantil e precarização da (...)
Trabalhadoras terceirizadas denunciam casos de assédios ocorridos na Moradia Estudantil (ME) da UFF. Estudantes se somam ao chamado das trabalhadoras pela expulsão do assediador da ME, solicitação ignorada pela Reitoria, além de denunciarem que foram vítimas de assédio pelo mesmo morador. A audiência (...)
Precisamos de uma assembleia geral da UFF, nos cursos e um bloco unitário na UFF por Fora Bolsonaro e Mourão!
A Universidade mantém a decisão de só ter duas chamadas, mas libera as vagas deste semestre para o próximo.
Pró-reitora de graduação da UFF reafirmou que não haverão novas chamadas, prejudicando centenas de estudantes que poderiam ingressar em vagas ociosas.