O projeto privatista da USP ataca cada vez mais as condições dos estudantes e trabalhadores, sobretudo os mais pobres e negros, com o trabalho precário, terceirização e sucateamento da permanência estudantil, como não deixando que es estudantes possam ter três refeições nos finais de semana e feriado. (...)
Fora racistas e fascistas do Campus! Por uma assembleia geral dos estudantes
Inspirados pelo artigo “Machado de Assis e o cenário político do Brasil”, escrito pelo prof. da UFPE, Iuri Tonelo, a juventude Faísca Revolucionária na USP organizou uma atividade com ele sobre o tema na última segunda-feira (7/11) na (...)
Já são mais de 150 estudantes da história que assinaram o abaixo-assinado propondo a mudança do calendário eleitoral para o Centro Acadêmico no curso de história da USP.
Bolsonaro, militares e ruralistas são responsáveis pelas mortes de Dom e Bruno! Precisamos que as nossas entidades estudantis organizem a nossa luta, junto dos indígenas e das centrais sindicais, com o objetivo de arrancar justiça!
Essa semana a educação e as universidades públicas foram surpreendidas por mais uma ameaça à sua gratuidade. A PEC 206, de autoria de um militar - General Peternelli - volta ao tema do pagamento de mensalidade para estudantes das universidades públicas. Mas esse ataque não é o único. Desde pelo menos (...)
Na última semana, aconteceram importantes ataques da extrema direita à educação, à juventude e ao povo negro. A chacina da Vila Cruzeiro, no Rio, o brutal assassinato de Genivaldo pela PRF de Bolsonaro, em Sergipe, e a PEC 206, que propõe cobrar mensalidades nas universidades públicas. Diante disso (...)
Conheça as ideias da Juventude Faísca Revolucionária diante das eleições para o DCE da USP e os desafios do movimento estudantil contra Bolsonaro, Mourão e a extrema direita
As eleições para o DCE da USP serão nos dias 7, 8 e 9 de junho. Nós da Faísca Revolucionária viemos chamando a construção de uma convenção programática que possa debater os pontos de programa para conformar uma chapa de oposição à atual gestão, contra Bolsonaro e os militares, contra a situação precária (...)
Para derrotar Bolsonaro e a extrema direita, os ataques à educação e garantir permanência que vemos cada dia mais ameaçada, precisamos de um movimento estudantil que confie em nossas próprias forças aliadas com os trabalhadores, não com a direita que nos ataca e sem nenhuma ilusão na (...)
A USP, universidade de “excelência” do Brasil, com a volta presencial das aulas, está colocando os estudantes em uma situação degradante: para poderem fazer suas refeições, os alunos estão tendo de enfrentar filas de mais de uma hora
Neste domingo, dia 20/02, a Juventude Faísca - Anticapitalista e Revolucionária, irá realizar um cine debate sobre o filme “A Batalha da Maria Antônia”, convidamos todes es estudantes, caloures ou veteranes, e jovens para esse debate sobre uma pequena parte da história do movimento estudantil da (...)
A eleição para reitor da USP ocorreu ontem, dia 25 de novembro. A Chapa formada por Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda foi vencedora com 1156 votos.
Exigimos o cancelamento imediato de todos jubilamentos durante a pandemia!
A reitoria deixou mais uma vez bem claro seu caráter elistista e racista ao atacar brutalmente a permanência estudantil, decretando despejo de moradores do bloco D do Crusp, ao anunciar uma reforma do bloco D. É urgente que o DCE da USP construa uma assembleia geral dos estudantes para nos (...)