×

Aos 60 anos | Faleceu o Catatau, Paulo Aguena, dirigente da Resistência-PSOL

Na noite de 5 de dezembro, o dirigente histórico Paulo Afonso Aguena, o "Catatau", faleceu em sua casa aos 60 anos. Catatau lutava contra um câncer de fígado agressivo. O MRT se solidariza com companheiros, amigos e familiares.

terça-feira 6 de dezembro de 2022 | Edição do dia
Foto: Mika Tanaka

Paulo Aguena faria 61 anos daqui a poucos dias, no dia 13 de dezembro e dedicou décadas de sua vida para a luta dos trabalhadores e para a construção de partidos e organizações políticas de esquerda. Sempre se reivindicou marxista revolucionário e trotskista.

No final da década de 1970, Catatau ingressa na Universidade Federal de São Carlos, como estudante de engenharia de produção, e lá conhece a Convergência Socialista, uma organização de origem trotskista e morenista, onde entra no ano de 1979.

Durante décadas, Catatau construiu a Convergência Socialista, depois o PSTU e, mais recentemente, a Resistência-PSOL. Foram diversas cidades e categorias em que atuou ao longo desses anos: na baixada santista, na área da construção civil; em BH e Contagem, com metalúrgicos; no ABC, no Rio de Janeiro e também em São José dos Campos. Cumpriu papel dirigente no PSTU durante anos e também foi parte da direção da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT) ao longo da década de 1990.

Catatau rompe com o PSTU em 2016, após o golpe, para fundar a organização que posteriormente veio a ser chamada de Resistência, dentro do PSOL. Foram mais de 40 anos dedicados à construção de organizações, partidos e da luta dos trabalhadores. Catatau deixa amigos, familiares e muitos companheiros que ajudou a formar ao longo desses anos.

Catatau, presente!

Independente das nossas diferenças, a direção do MRT se solidarizou desde cedo com a direção da Resistência por essa perda. A dirigente do MRT, Diana Assunção, declarou hoje pela manhã:

Velório
12 às 16 horas
Sindicato dos Metroviários de São Paulo
Rua Serra de Japi, 31. Tatuapé.

Cerimônia de Cremação
Cemitério da Vila Alpina
Rua Francisco Falconi 837.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias