×

TESTES MASSIVOS | Falta de testes massivos facilitou disseminação de vírus na China e mortes na Itália

O estudo, realizado por cientistas da China, do Reino Unido e dos Estados Unidos e publicado na revista "Science", aponta que os casos não documentados apresentavam sintomas leves ou eram assintomáticos e, por isso, não eram detectados pela vigilância em saúde.

quinta-feira 19 de março de 2020 | Edição do dia

Apenas 14% dos pacientes infectados com o Coronavirus foram identificados entre os dias 10 e 23 de janeiro.Com sintomas leves, 86% destas pessoas percoreram os país e foram fonte de contaminação de 79% dos casos confirmados nos dias seguintes.

Esse estudo mostra não só como a China negligenciou a identificação com o numero de testes na fase inicial de infecção mas também como o Brasil não deve deixar de fazer os testes em massa,mesmo com o virus em fase inicial com sintomas leves.

Só no Rio de janeiro até o dia 19/3 as 2 mortes causadas pelo coronavirus foram diagnosticadas apenas após o óbito isso mostra como o governo de Bolsonaro negligencia a vida e nem mesmo nos casos mais greves os testes não são feitos.

O Brasil por enquanto não está fazendo os testes em massa e com isso os casos que não tem sintoma ou poucos sintomas podem ser espalhados pelo país. Apenas casos graves, com sintomas claramente manifestados, estão sendo testados. É uma enorme irresponsabilidade que nem mesmo esses testes estejam feitos, pois são capazes de diminuir o número de casos fatais e adiantar medidas de prevenção aos detectados.

Prova disso é que ao mesmo tempo que na Coréia do Sul, onde foram adotados testes massivamente, apenas 0,7% dos casos foram fatais e a contenção foi mais eficaz, ao passo que na Itália as mortes chegaram a 6,1% dos casos.

É preciso centralizar todo o sistema de saúde nas mãos dos trabalhadores, sob gestão pública para que os mais pobres não sofram com falta de exames, insumos e leitos, também é preciso acabar com a EC 55/2016, do teto de gastos que faz com os investimentos em saúde fiquem congelados, assim como o pagamento da dívida pública, pois os lucros capitalistas não valem mais que nossas vidas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias