×

PRÊMIO EMMY 2015 | Fazendo História: Viola Davis, primeira atriz negra a ganhar Emmy de melhor atriz

terça-feira 22 de setembro de 2015 | 02:23

Pela primeira vez na história do prêmio Emmy, prêmio equivalente ao Oscar, atribuído a programas e profissionais de televisão, uma atriz negra ganha o principal prêmio por papéis dramáticos: a atriz Viola Davis fez história na 67ª edição do Emmy, ao tornar-se a primeira mulher negra a vencer o prêmio de melhor atriz por seu papel como a professora e advogada de defesa Annalise Keating na séria "How To Get Away With Murder" (Como se livrar de um assassinato, em tradução livre), levando ao choro várias pessoas na platéia. Com um discurso emocionado, Viola citou uma frase da ativista negra Harriet Tubman (1822-1913), conhecida como Black Moses (Moisés Negro):

"Em meus sonhos e visões, eu via uma linha, e do outro lado da linha estavam campos verdes e floridos e lindas e belas mulheres brancas, que estendiam os braços para mim ao longo da linha, mas eu não poderia alcançá-las", disse.

"Deixem-me dizer uma coisa: a única coisa que separa as mulheres de cor de qualquer outra pessoa é oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem."

"A minha história não termina aqui", disse ela. "Há muito trabalho que precisa ser feito em muitas áreas para negócios com atores de cor, tantas narrativas, tantas histórias que precisam ser vistos e sentidas."

A atriz, de 50 anos, sendo 20 deles dedicados a carreira, ficou conhecida com o filme Dúvida (Doubt), de 2008, que fez com que fosse indicada a 7 prêmios, incluindo o Oscar e ao Globo de Ouro como melhor atriz coadjuvante. Soma-se a sua carreia dezenas de indicações e prêmios, tanto de cinema como de teatro, sendo que em 2011 recebeu sua principal indicação (14) até aquele momento com o filme Histórias Cruzadas, que retrata o racismo e a segregação racial nos Estados Unidos durante a década de 1960 no Mississípi, desde a ótica de um grupo de empregadas domésticas negras, sendo este o papel de maior expressão em sua carreira no cinema, que lhe rendeu 10 premiações.

Além de Viola Davis, outras atrizes negras também foram premiadas na noite deste domingo, como Regina King, como coadjuvante em minissérie, por seu papel em "American Crime" e Uzo Aduba (foto ao lado), também como coadjuvante em série dramática por "Orange is the New Black".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias