×

O feminismo já alertava sobre a brutal precarização do trabalho de reprodução social que recaí majoritariamente sob as mulheres, e a profunda contradição entre a vida e a ganância, no capitalismo. A pandemia confirma esse diagnóstico, o que fazer, então?

Andrea D’Atri@andreadatri

segunda-feira 27 de abril de 2020 | Edição do dia

Imagem: "Enfermera", Dallas

A crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 se sobrepõe e acelera, uma crise capitalista de larga data. Como aponta Matias Maíello em "Pandemia e Capitalismo, a luta das frentes da classe trabalhadora", " a pandemia de coronavírus tem quebrado o precário equilíbrio que vinha arrastando o capitalismo a nível mundial atravessado por tendências recessivas, orfão de novos motores de acumulação, com crescentes tensões geopolíticas, e seguido por um amplo ciclo de revoltas". Provavelmente como nunca antes, se manifestou que esta crise capitalista "não somente econômica, mas também ecológica, política e sócio-reprodutiva" [1].

Se nos centrarmos neste último aspecto da crise, podemos dizer que o coronavírus deixou descoberto, diante da vista de milhões, de maneira brutal e escancarada o sistema capitalista subordinado a reprodução social e a incessante e massiva produção de mercadorias, para que uns poucos vejam acrescentados, cada vez mais seus benefícios obtido com a exploração do trabalho de milhões cujas as vidas são cada vez mais precárias. A lentidão com que se tem cessado a atividade essencial em muitos países, a rapidez com que levantaram essa medida contra as advertências dos epidemiólogos e os milionários resgates financeiros dos Estados das empresas enquanto são incapazes de resolver e sequer providenciar mascaras aos profissionais sanitários, são mostras flagrantes de que o capitalismo se sustenta na ganância que gera a exploração do trabalho assalariado, ainda que esse se contraponha ao cuidado da vida [2].

Feminização e desprotegimento da " linha de frente"

O desfinanciamento e esvaziamento provocado por décadas de políticas privatizadoras e planos de austeridade tem perfurado os sistemas de saúde, incluindo países como a Espanha que se vangloriava-se de contar com um dos melhores do mundo [3]. Por isso, enquanto a atual crise revela a óbvia importância do sistema de saúde para a reprodução social, também demonstra que as áreas que não geram benefícios para os capitalistas, como prevenção a atenção primária, são desfinanciados; enquanto as que rendem economicamente são privatizadas.
De um lado e de outro, as mulheres levam a pior parte. Por exemplo, no que se refere a saúde, a privatização dos setores mais rentáveis sobrecarrega as mulheres no trabalho de reprodução não assalariado, nos lares, diante da impossibilidade de acesso a esses serviços hospitalares de alto custo, E, por outro lado, as mulheres são maioria entre os trabalhadores assalariados mais precarizados do setor público, onde os planos de austeridade deixaram uma tenda da mobilização e impuseram condições de flexibilização trabalhista, falta de insumos e recursos, uma situação que se agudiza com a pandemia.

Nas metáforas bélicas que atualmente estão utilizando para referir-se ao combate contra o coronavírus, não se aponta o suficiente que, entre outras tantas diferenças com a guerra convencionais, deve-se notar que essas mulheres - que em suas casas são as que-majoritariamente, realizam as tarefas reprodutivas- representam um setor majoritário ou muito destacado na " linha de frente". Isto inclusive ao pessoal sanitário, a atenção da terceira idade dependentes, a limpeza, a produção e comercialização de alimentos e outros insumos básicos, etc. E como disse Kim Moody em "Como o capitalismo de "just-in-time" propagou o Covide-19", inclusive muitas dessas trabalhadoras e trabalhadores são imigrantes sem documentos: as e os "ninguém" para os Estados imperialistas que, paradoxalmente, são representados como " essenciais" nesta crise. Hoje se revela que seus trabalhos dependem a economia e o cuidado que sustenta, cotidianamente, a vida de milhares.

Segundo dados das faculdades de medicina e do Instituto Nacional de Estatística da Espanha, as mulheres representam 49,77% de todas as especialidades médicas em serviços de saúde e 79% em enfermagem. Os números não diferem muito em outros países europeus, revelando que os cuidados de saúde dependem do trabalho - em grande parte precário, árduo e realizado em piores condições salariais e orçamentárias do que há uma década atrás - de um enorme "exército branco" - para a cor de seus "uniformes de combate" - femininos.

Hoje, são eles que começam a demonstrar como a irracionalidade capitalista e como funciona nessa crise de saúde. “Estamos aqui para [...] exigir equipamentos de proteção individual, ventiladores e um protocolo de segurança adequado para os profissionais de saúde da linha de frente. Formamos essa força de trabalho porque a frase ’Estamos todos juntos nisso’, que Cuomo, Trump e outros políticos e até CEOs afirmam, é totalmente falsa. Somos os que colocamos nossos corpos na linha de frente. Somos nós que colocamos em risco nossa família e a nós mesmos em nosso trabalho ”, diz a enfermeira Tre Kwon, do Hospital Mount Sinai, em Nova York , entrevistada por várias redes de televisão fora do hospital.

"Somos muito gratos pelos aplausos, mas temos que dizer à sociedade que eles estão nos enviando para uma guerra sem armas", reclama outra enfermeira na porta de um hospital em Buenos Aires . "É necessário que o pessoal de saúde faça o Testes, por favor, diga-nos por que é assim", pede à câmera do apresentador que saia ao vivo no horário central. E conclui: "Não somos heróis, somos trabalhadores precários". Um médico espanhol adverte a imprensa: "Sem material, nós o pegamos e continuamos a pegá-lo". E acrescenta: "Até que tenhamos material para todos os trabalhadores, e não apenas os da saúde, o problema continuará".

De um extremo ao outro do mapa, a reivindicação desesperada e urgente é repetida por ter equipamento de proteção individual (EPI), que ainda não aparece ou é insuficiente, embora várias semanas se passaram desde que a Organização Mundial da Saúde relatou que o surto de Covid-19 se transformou em uma pandemia. E, no entanto, empregadores e governos são incapazes de responder a uma demanda tão elementar.

Unidade na greve: "Faça isso por nós também!"

Quando, em 25 de março, trabalhadores italianos ligaram para fechar fábricas e empresas não essenciais, por meio de uma greve geral, 400 enfermeiras divulgaram um comunicado denunciando a falta de equipamento de proteção e a suspensão de todos os seus direitos trabalhistas. " O momento da greve é agora! Saúde e segurança acima de tudo! Embora nossa greve seja simbólica, lhe pedimos que você faça a greve. Para que muitos possam fazê-lo, para que também façam por nós ” [4 ].

A crise internacional da saúde pela qual estamos passando hoje torna mais claro do que nunca que, sem a unidade de trabalhadoras e trabalhadores de diferentes setores assalariados de reprodução e produção, são muito maiores os limites para conjurar a equação capital versus vida, com a qual a sede de lucro dos capitalistas impõe seu caos e desequilíbrio mortais. Nem mesmo com o enorme e merecido prestígio social - aumentado durante a pandemia - que o setor de saúde obteve, ele tem - por si só - a força de impor suas demandas elementares.

Nas ruas do bairro Harlem, em Nova York, Tre Kwon reclama em frente às câmeras de televisão algo que vai além da sala de enfermagem; mas agora está claro que é indispensável, mesmo para que exista EPI para todos os trabalhadores da saúde: “É realmente necessário que a indústria manufatureira seja nacionalizada e levada ao controle público total; na realidade, sob o controle democrático dos trabalhadores. Essa seria a única maneira racional de responder a esta crise. A General Motors e todas essas empresas estão aguardando seu pacote [de resgate econômico] do governo federal. Mas, em última análise, o que é necessário é um planejamento centralizado e coordenado, mas não nas mãos de Trump. Trump é outro CEO multibilionário fanático que também cuida de seus próprios interesses. Realmente precisa estar sob o controle do público, da classe trabalhadora. ”

Um feminismo verdadeiramente anticapitalista deve apontar claramente que as enfermeiras de Nova York de hoje que começam a reivindicar a necessidade de controle operário para a produção de EPI são tão indispensáveis quanto os trabalhadores de uma cooperativa têxtil na Patagônia Argentina que reestruturaram sua oficina para fazer máscaras. . Mas, acima de tudo, enfatizar o papel essencial que as mulheres trabalhadoras têm no cuidado com a vida hoje lhes confere uma enorme autoridade para chamar, não apenas a população em geral para apoiá-las, mas principalmente os outros setores assalariados que elas administram em auxílio à saúde da população, tomando nas mãos a luta por outras medidas que transcendem os muros do hospital: imposição de comitês de saúde e higiene compostos pelos próprios trabalhadores em cada empresa para garantir que o vírus não continue se espalhando; exigindo a incorporação de trabalhadoras e trabalhadores desempregados para aumentar a produção de insumos essenciais, sem reduzir os salários; assumir o controle operário das fábricas que fecham ou dispensam para evitar a perda de empregos e que mais famílias que caem na pobreza; lutando pela nacionalização de indústrias e serviços essenciais e pela reestruturação da produção de empresas de bens não essenciais, para colocá-las a serviço de atender às necessidades da população nessa pandemia. Tudo isso como parte de um programa racional de medidas de emergência que nenhum governo das democracias capitalistas do mundo estará disposto a tomar,

A unidade de trabalhadoras (e trabalhadores) da reprodução social e trabalhadoras (e trabalhadores) da produção é apresentada como uma arma indispensável da luta para enfrentar o capitalismo que estabeleceu seu elo contraditório com base em seus próprios interesses.

Após longas décadas de realocação da produção para países periféricos, enquanto os países centrais aumentaram os serviços de logística, transporte e entrega em domicílio, a crise da saúde mostra que os enfermeiras que precisam proteger suas vidas "na linha de frente" de Hospitais em Madri, Nova York ou Buenos Aires, dependem do trabalho das operarias e operários têxteis de Pequim, para os quais as taxas de produção aumentaram nessas poucas semanas [ 5 ] . E os bens preciosos que hoje devem proteger a vida daqueles que protegem a vida circulam através de uma extensa rede internacional de trabalhadores - principalmente homens - que também estão se expondo ao contágio e reivindicando seus direitos.

Assim como décadas de neoliberalismo remodelaram o mundo com seus novos circuitos de suprimento que tornaram possível o surgimento dessa pandemia - assim como outros futuros que alguns cientistas já estão anunciando - eles também criaram novas posições estratégicas para a classe trabalhadora, novos pontos de vulnerabilidade para o capital em todo o mundo. Na busca por uma força de trabalho mais barata, sem proteção ou direitos, máscaras de todo o planeta acabaram sendo fabricadas na China; mas mesmo quando as máquinas de costura aumentam a velocidade de seus golpes de agulha a uma velocidade vertiginosa, as máscaras devem ser carregadas nos recipientes, viajar em navios, descarregar em outros portos, recarregar caminhões, estocar em armazéns e distribuir por frete até chegar às mãos de Tre e seus colegas em Nova York. Um circuito no qual milhares de trabalhadores intervêm para garantir a realização dos lucros capitalistas, ou para sua interrupção.

Mas também as máscaras, os aventais, os respiradores artificiais, as camas de terapia intensiva e até os próprios hospitais poderiam ser costurados, fabricados e construídos se a classe trabalhadora tomasse em mãos as grandes empresas da indústria de vestuário, as multinacionais da indústria automotiva, das gigantescas fábricas de armas, reestruturando-as de acordo com as necessidades sociais e, ao mesmo tempo, combatendo a precariedade e o desemprego de vastos setores da população.

Algumas mulheres da "linha de frente" lançaram esta mensagem aos colegas de classe: "Faça isso por nós". Em vez de ocupar o sistema capitalista, hoje não lhes permite paralisar seu trabalho de assistência para que suas reivindicações sejam ouvidas; mas o reconhecimento social obtido no meio dessa pandemia, fortalece e amplia suas vozes diante de milhões de assalariadas e assalariados, diante de suas irmãs de uma classe trabalhadora que - nas últimas décadas - passou por um intenso processo de feminização de suas fileiras e população cuja vida depende desse trabalho altruísta.

Não há vazio, mas política (luta)

Jeff Bezos, CEO da Amazon, adicionou 24 milhões de dólares nesses primeiros meses do ano à sua já imensurável fortuna. O confinamento que jogou milhões de trabalhadores informais na miséria, que submergiu ainda mais os setores que dependem de uma economia de subsistência, foi a condição que lhes permitiu aumentar a exploração de sua força de trabalho e multiplicar sua riqueza. Quando dizemos "que a crise seja paga pelos capitalistas", estamos falando sobre isso: que os trabalhadores da "linha de frente" não têm máscaras, enquanto o homem mais rico do mundo obtém benefícios adicionais extraordinários.

Mas isso deve ser imposto. O potencial da classe trabalhadora - cada vez mais feminizada e racializada - de perturbar a operação da economia e afetar os lucros capitalistas, estabelecer alianças com outros setores populares oprimidos, construir uma nova ordem social baseada na satisfação das necessidades da grande maioria, e não no desejo de obter lucro de uma classe minoritária e parasitária, não se desenvolve no vácuo, enfrenta obstáculos. Além de confrontar os patrões, em sua luta por suas vidas, a classe trabalhadora terá que se livrar das burocracias sindicais, que aceitam a existência da exploração capitalista e limitam a força de luta da classe trabalhadora à negociação de a taxa de exploração, mas nunca para eliminá-la.

Esses agentes dos capitalistas no movimento trabalhista hoje pedem às bases que aceitem suspensões, condições precárias de trabalho e cortes para evitar maiores males; isto é, desmoralizam a classe trabalhadora, de modo que os meios dos patrões que buscam salvar seus negócios triunfem e que a maioria da população sejam, finalmente, os que pagam pela crise.

Mas também terão que confrontar o Estado que pertence aos mesmos capitalistas, a serviço de quem não apenas têm o monopólio da força, mas também partidos políticos que representam seus interesses. As mulheres da “linha de frente” que exigem EPI em Roma e Nova York, não estão apenas enfrentando os esforços desastrosos dessa crise de saúde que Donald Trump ou Giuseppe Conte estão fazendo. Elas também terão que abrir caminho para sua própria saída independente, entre os reformistas e neo-reformistas que, com discurso de esquerda, se oferecem para administrar a decadência capitalista discutindo com empresários nacionais as migalhas que estão dispostos a oferecer hoje, com a ilusão de que nada muda após o término da pandemia. Esse é o papel da Unidas-Podemos, apoiando o PSOE neoliberal no governo do Estado espanhol; embora sem chegar à presidência dos EUA. Os EUA tem o papel desempenhado por Bernie Sanders, lavando a cara do Partido Democrata imperialista durante uma campanha eleitoral que provocou grande apoio popular, mas da qual ele acabou se retirando para apoiar o candidato do establishment, Joe Biden. O papel que já vimos, de maneira terrível, no governo do Syriza na Grécia, durante a última grande crise de 2008.

Nenhuma experiência da comunidade, nem uma sociedade igualitária, muito menos o comunismo nos espera no final desta crise, como se fosse capaz de derivar automaticamente, em um mundo feliz. Estamos no meio do combate e mais se seguirão em um período imediato. O que fazemos hoje dependerá da relação de forças favoráveis que construímos para vencer as lutas de amanhã.

As feministas anticapitalistas e socialistas estão apostando no surgimento de um sujeito coletivo, com as mulheres também na "linha da frente" da luta política e da luta de classes para derrubar os capitalistas, seus governos e seu estado. Não é um desejo que surge da esperança utópica de que a crise leve os eventos nessa direção.

Os próximos ataques às condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas que esta crise de saúde trará devem impô-los a um povo trabalhador e a um jovem que advém de importantes processos de luta - anteriores à pandemia - como as persistentes mobilizações que resistiu à repressão feroz do governo neoliberal de Piñera no Chile, aos duros confrontos do povo pobre da Bolívia contra as forças de golpe de Añez, os protestos na Catalunha e Hong Kong pelo direito à autodeterminação; ou a prolongada luta dos coletes amarelos franceses contra a precariedade da vida que, por mais de um ano, ocupou as ruas de Paris e outras cidades, depois esvaziadas pela forte greve geral dos transportes e outros setores que paralisavam a França, contra a reforma das pensões promovida pelo governo Macron. E, também, um movimento de mulheres que vem se mobilizando massivamente em todo o mundo nos últimos anos. Depois esvaziados pela forte greve geral dos transportes e outros setores que paralisaram a França, contra a reforma da previdência promovida pelo governo Macron. E, também, um movimento de mulheres que vem se mobilizando massivamente em todo o mundo nos últimos anos.

Além disso, as massas trabalhadoras já estão mostrando sinais de resistência ao retorno aos negócios "como sempre". Greves em grandes fábricas de automóveis e na indústria aeronáutica exigindo licenças pagas, desemprego de jovens precários na distribuição doméstica exigindo equipamentos de proteção para realizar seu trabalho, protestos simbólicos por enfermeiras italianas e organização de bases nos cuidados de saúde de Nova York, protestos nas redes sociais de trabalhadoras e trabalhadores da cadeia de fast food. A classe trabalhadora não estará disposta a aceitar passivamente os próximos ataques que estão chegando e estão cozinhando na fervura da atual crise da saúde. E hoje verificamos, algumas das enfermeiras e das trabalhadoras e trabalhadores que estão arriscando suas vidas na " linha de frente" para salvar o mundo, que diante da crise estão fertilizando o terreno para o surgimento de novas formas de pensar.

Se aspiramos a uma sociedade reconciliada, na qual a reprodução e a produção se desenvolvam harmoniosamente com a natureza; Uma sociedade livre de todas as formas de exploração e opressão que hoje pressionam a grande maioria, não basta esperar que, no calor da crise atual ou da que se seguirá imediatamente, uma futura insurreição global espontânea surja. É necessário prepará-lo de agora em diante. Sem a intervenção daqueles que militam por um feminismo anticapitalista e socialista, nessa luta política, propondo desenvolver esses combates atuais em uma perspectiva revolucionária, ficaremos impotentes contra os próximos confrontos mais difíceis da luta de classes que estão por vir.

O feminismo anticapitalista não pode se limitar a afirmar que as mulheres trabalhadoras, pela primeira vez na história, são quase metade da classe assalariada. Tampouco se pode restringir a denunciar que as mulheres são vítimas das piores condições de trabalho, salários e violência patriarcal. Como as mulheres também são as que estão “na linha de frente” hoje, as pessoas do mundo aplaudem das janelas e chamam de “heróis”. Essas trabalhadoras estão começando a dizer aos suas companheiras e companheiros, que precisam unir forças para vencer. Está na hora, então, de o feminismo anticapitalista assumir a tarefa de promover ativamente a organização desses setores, com um programa independente que abre a perspectiva de derrotar o capitalismo e impor uma nova ordem socialista.

NOTAS:

[ 1 ] Arruzza, Bhattacharya e Fraser, Manifesto de um feminismo por 99% , Barcelona, Herder, 2019, p.87.

[ 2 ] Essa contradição entre vida e lucros é grosseiramente exposta nessa crise da saúde que, pela primeira vez, abala os países mais ricos e mais desenvolvidos do mundo, devolvendo aos centros imperialistas as imagens dantescas que eram exclusivas dos países dependentes, submetidos ao roubo de seus recursos naturais e à superexploração de sua força de trabalho pelas empresas transnacionais européias e norte-americanas.

[ 3 ] Segundo o relatório "Remuneração econômica e satisfação profissional", elaborado pela Medscape em 2019, desde 2009 os profissionais de saúde do Estado espanhol cobram cerca de 1.400 euros a menos por ano do que antes da crise econômica que eclodiu em 2008. Além disso, observa-se que "os médicos da Atenção Básica ganham 14% menos que os especialistas e as mulheres, em ambos os casos, sofrem uma diferença equivalente a 19%". Em "Seis dúvidas e sete gráficos sobre gastos com saúde na Espanha" explica-se que, em 2016, em violação às regulamentações européias, 1 em cada 3 profissionais de saúde pública espanhóis possuía contrato temporário e 1 em cada 3 contratos durava menos de uma semana.

Entre 2009 e 2014, 12.180 empregos foram perdidos em Saúde Pública. E enquanto a média europeia é de 5 leitos por mil habitantes, a Espanha tem 3, desde que os planos de austeridade que se seguiram à crise mundial de mais de uma década atrás foram implementados. Os cortes na área de saúde não são equivalentes aos pontos percentuais em que a economia caiu, mas foi notavelmente maior que a queda no PIB, especialmente nas áreas de Atenção Primária e Saúde Pública, consideradas os níveis de atenção mais desprotegidos que poderiam contribuir em tempos de crise.

Com exceção de 2009, quando o gasto com Saúde Pública foi utilizado principalmente na compra de vacinas para atender a epidemia de gripe A, a queda do orçamento está em queda.

[ 4 ] O apelo de 400 favoritos da sanidade: este tipo de amálgama para a migliaia, não é possível para o cientista, o dia 25 de março de 2019 é você, Unione Sindacale di Base, 22/03/2020.

[ 5 ] Desde 1º de março, a China exportou quase 4 bilhões de máscaras faciais e quase 40 milhões de roupas de proteção para cinquenta países.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias