Tarcísio foi eleito governador de São Paulo como candidato de Bolsonaro. Ou seja, tem como tarefa levar à frente um projeto da extrema direita no principal estado do país junto também da direita do PSDB e PSD de Kassab que deram cacife para sua vitória política. Para isso, muitas vezes busca aparecer (...)
Contra as péssimas condições da educação e em meio ao reacionarismo do bolsonarismo há um certo senso comum reformista que busca restringir o papel dos professores a serem bons educadores, como parte de uma "batalha cultural" contra a extrema direita das fake news e da perseguição do escola sem (...)
Do “recuo tático” nos governos do PT à campanha anti-aborto de Lula-Alckmin: Como chegamos até aqui?
O primeiro debate dos presidenciáveis mostrou a unidade pelas reformas, o machismo da extrema direita e a demagogia do feminismo liberal. É preciso um feminismo socialista para enfrentar o bolsonarismo, as reformas e a direita na luta de (...)
A maioria do PSOL vem levando o partido para uma crise histórica, será parte do comitê de campanha de Lula-Alckmin e ao mesmo tempo se unificará em federação com a Rede, partido de Marina Silva e apoiado pelo Itaú. Diante disso, MES e Resistência estão polemizando sobre quem é mais funcional à política (...)
O MES, corrente interna do PSOL, foi uma das forças internas que votou pela Federação com a Rede Sustentabilidade, um passo decisivo para a bancarrota do PSOL e sua ausência de independência de classe. A Rede é um partido golpista, que votou por ataques como a reforma da previdência, e que não será (...)
Na sexta-feira, dia 4, o governo Doria publicou em diário oficial o PLC 3/22, proposta de reestruturação da carreira de professores do estado de São Paulo. Essa tentativa de mudança aparece banhada por discursos demagógicos que dizem almejar a valorização dos professores, no entanto, na realidade, irá (...)
Nesse 25 N reforçamos que é preciso lutar nas ruas contra Bolsonaro, Mourão, a violência de gênero e as reformas, e fazer com que os capitalistas paguem pela crise.
Diante de mais um 20 de novembro no país governado pela extrema direita de Bolsonaro e Mourão, onde querem substituir Zumbi pela princesa Isabel, esse artigo busca retomar a força da presença da identidade negra no interior da classe trabalhadora brasileira, um motor para a luta decidida pela (...)
Chamamos a estar nas ruas nesse dia 20 por #ForaBolsonaroeMouraoRacistas, contra a fila do osso, a precarização e as chacinas e para que os capitalistas paguem pela crise.
Os agentes escolares de São Paulo, que já haviam realizado uma paralisação no dia 18 de outubro, paralisaram novamente as escolas nesta quarta dia 03.
Texto originalmente apresentado no mini-curso “A precarização da educação no governo Bolsonaro: porque enfrentar o novo ensino médio?” da Semana de Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, em 19 de outubro de 2021.
Nesta terça feira à noite a PLC 26 de Doria, foi aprovada na Alesp com 50 votos. É um enorme ataque aos servidores estaduais e a todos os trabalhadores.
Que Narloch é um reacionário de carteirinha, não é surpresa para ninguém. Mas Narloch não se contenta e revela aquilo que todos que buscam a real história do país sabe: a direita brasileira é embebida dos pés a cabeça no mais profundo (...)
Há 29 anos atrás um banho de sangue tomou conta de um dos maiores presídios do país. A polícia de uma só vez fez 111 homens, maioria esmagadora de negros, vítimas. E até agora não há uma sentença final que responsabilize nenhum agente da polícia. É preciso seguir lutando por (...)
Um ato é chamado para hoje (28/09) em frente à Alesp. É urgente a necessidade de Assembleias de base e a organização das comunidades escolares para barrar mais esse ataque.
"Jamais será aprovado em nosso solo" foi o que disse Bolsonaro quando o aborto foi legalizado na Argentina, graças a luta das mulheres, diga-se de passagem. Do início do governo Bolsonaro pra cá, vimos uma verdadeira cruzada reacionária com Damares, os conservadores e fundamentalistas das igrejas e (...)
Nesta semana, os trabalhadores da construtora MRV em Campinas voltaram ao trabalho depois de mais de 40 dias de uma forte greve. Nós do Esquerda Diário estivemos presente nessa importante luta e apresentamos aqui algumas lições que foram possíveis tirar desse (...)
Nesta quarta, depois de alguns professores paralisarem suas atividades contra a reforma administrativa de Bolsonaro e a PLC 26 de Doria, foi divulgado que depois de 3 semanas de um maior retorno escolar em agosto, com surtos e fechamentos de escolas, há uma liminar da justiça de SP que determina (...)
As redes sociais fizeram ecoar recentemente o caso do jovem negro do Rio de Janeiro que foi acusado injustamente por um casal de roubar a bicicleta que estava usando. Uma expressão do racismo que está arraigado na sociedade. Mesmo depois de provar que a bicicleta era sua, Matheus está sendo (...)
Um governo negacionista em meio a 475 mil mortos e que ataca os trabalhadores com privatizações e reformas. Um governador que se diz “racional” contra Bolsonaro, mas impõe o retorno inseguro das escolas e faz de São Paulo um laboratório de ataques, fazendo avançar a reforma do ensino médio. Motivos (...)