×

#BREQUEDOSAPPS na Argentina | Fortes protestos dos entregadores na cidade de Rosario na Argentina

Como parte da paralisação internacional dos entregadores, jovens precários dos aplicativos marcharam até a Sede do Governo reivindicando melhores condições de trabalho e contra o racismo.

quarta-feira 1º de julho de 2020 | Edição do dia

Neste primeiro de Julho está acontecendo uma paralisação internacional das e dos entregadores de aplicativo, contra o racismo e a xenofobia e exigindo direitos trabalhistas como ART [uma espécie de seguro de saúde garantido pela patronal, NdT], porque a precarização mata e as empresas expõem os trabalhadores à pandemia sem garantir condições mínimas para sua proteção. Na cidade de Rosário, na Argentina, se convocaram atos para a praça Pringles e marcharam até a sede do Governo.

Em distintas assembleias virtuais se votou o compromisso de coordenar o dia de hoje e impulsionar uma paralisação internacional, combinado com ações de rua. Sobre isso comentava Cuyen Perreta, trabalhadora municipal e do Rappi e militante da Rede de Trabalhadores Precarizados e Informais: "Esta iniciativa surgiu dos entregadores de App do Brasil, que vêem sendo muito golpeados pela pandemia, nós somos os trabalhadores mais expostos e se chegamos a nos infectar não temos ART [seguro médico, NtD] que nos atenda". A situação de milhares de entregadores é que não há nenhum tipo de direito trabalhista nem sindical e já são 6 mortos desde que começaram as quarentenas enquanto as empresas ignoram esta situação.

Catriel Sosa, delegada dos trabalhadores da Pedidos Ya declarou que se somaram a paralisação internacional porque "se a precarização é global, a luta dos trabalhadores também tem que ser, também pedimos justiça por Emma e basta de racismo e xenofobia". Catriel contou que há mais de um mês estão num acampamento político-sindical na cidade de Moreno e Córdoba. "É uma base para contar com um teto, água potável e um banho", o acampamento quase foi desalojado pelas autoridades municipais, mas pelo apoio social, político e dos grêmios continuou de pé.

A jovem entregadora contava que também se aproximam de outras lutas trabalhistas para levar seu apoio, " levamos a maior solidariedade a todos os trabalhadores porque se somos mais trabalhadores, somos mais fortes, e neste marco consideramos que justamente temos que sair as ruas porque todos os governos estão de olhos fechados para nossa situação, também nesta paralisação estamos marchando contra o racismo e a xenofobia que se vê no Brasil e na Argentina, contra a repressão policial como no bairro Qom de Rosario, que a polícia vai constantemente reprimir ou como se passou em Chaco que a violência da polícia é cotidiana contra os povos originários". Sobre a quantidade de entregadores que há na região, ela contava que o número é impreciso porque se dizia antes que haviam 3 mil à principio, mas quando começou a quarentena houve um boom, fruto da mesma crise econômica que a obrigou a recorrer a trabalhar nos aplicativos, e neste sentido declarou: "também estamos exigindo que não se corte a IFE [Ingresso Familiar de Emergência, uma espécie de auxilio dado pelo governo aos trabalhadores na quarentena, NtD], que seja para todos que a necessitam, aqui há muitas pessoas que necessitam receber este auxilio, porque há uma crise terrível que já existia, mas que com as quarentenas se aprofundou".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias