Estudante da UFRGS
Hoje foi anunciado o reajuste nas bolsas de pesquisa e permanência estudantil pelo governo Lula-Alckmin, uma conquista fruto de anos de demonstrações da disposição de luta des estudantes que traz alívio para milhares de pesquisadores de norte a sul do (...)
Desde o início do retorno presencial na UFRGS, a situação dos Restaurantes Universitários (RUs) está bastante caótica e qualquer estudante ou trabalhador da universidade é testemunha disso. Filas enormes, comida faltando ou estragada e sobrecarga de trabalho aos terceirizados. Mas essa situação é (...)
A assembleia geral da UFRGS, que aconteceu nesta terça-feira (31), aprovou a participação no ato nacional em defesa da educação dia 09/06, a construção dessa data através de assembleias por curso e uma exigência à UNE para que o dia 9 seja construído desde as bases e nele se realize uma forte paralisação (...)
Como os cortes vêm atingindo a UFRGS e o que fazer frente a essa situação?
Há anos a reitoria da UFRGS mantém a comunidade universitária do Instituto de Artes em uma situação precária em relação à sua infraestrutura. Na última semana, veio à tona que o reitor interventor Bulhões, em decisão autoritária, passou por cima de um acordo histórico que visava garantir parte do espaço (...)
Veja aqui a guerra e a decadência capitalista retratadas no poema Cartilha de Guerra Alemã de Bertolt Brecht.
A recente solicitação de aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre por parte dos empresários, que contou com a sinalização positiva de Melo para agradá-los a todo custo, representa mais um ataque à juventude trabalhadora e periférica que terá seu direito à cidade ainda mais (...)
Nessa semana, o prefeito bolsonarista Melo e a direita avançaram contra o direito ao meio passe estudantil e as isenções de professores e outras categorias em Porto Alegre. Uma continuação do sucateamento do transporte público que terá duras consequências ao direito de estudar da (...)
Reproduzimos na íntegra o posicionamento do Centro Acadêmico Dionísio, CA do curso de teatro na UFRGS, dirigido pela Juventude Faísca e independentes, sobre os debates em relação a volta às aulas presenciais.
A crise capitalista se aprofunda e explode de inúmeras maneiras na juventude. Particularmente a juventude negra e trabalhadora vem sendo arrastada à precarização, sem direito à educação.
Não podemos assistir passivamente nosso presente ser precarizado e nosso futuro arrancado pelos capitalistas. Ao lado da classe trabalhadora, dos negros e dos povos indígenas, das mulheres e LGBTs, é possível revidar. Para isso, precisamos de entidades estudantis à altura desse (...)
Linha de frente no combate à ditadura, defesa central da aliança operário-estudantil e rompimento político e estético com todo tipo de caretice. Essa foi a corrente estudantil Libelu. E nesse dia do estudante, em meio a ataques às Universidades e à classe trabalhadora, enquanto Bolsonaro e militares (...)
A história não é estática, tampouco objeto de simples contemplação. Para nós, a história é viva e é matéria de estudo da onde buscamos tirar lições para compreender o presente e lutar por um futuro. É com essa perspectiva que traçamos a história do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, uma potente (...)
O governo de Bolsonaro e Mourão ataca as Universidades, a juventude, a arte e os artistas. O projeto Teatro, Pesquisa e Extensão, também conhecido como TPE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, reúne, portanto, tudo aquilo que esse governo e o regime golpista detestam: jovens pesquisando e (...)
Apenas mais uma das imbecilidades reacionárias da família Bolsonaro.
Em 3 anos de Bolsonaro, não foram poucos os artistas que miraram suas armas contra o governo. São muitas, mas buscamos reunir aqui alguns exemplos.
O movimento estudantil da UFRGS pode cumprir um importante papel, em aliança com os trabalhadores, na luta contra os cortes, o fechamento das Universidades, ataques e privatizações. Precisamos construir um forte bloco da UFRGS pro dia 29, que se enfrente contra Bolsonaro, Mourão e todos os (...)
UFRJ e Unifesp podem fechar a partir de julho como consequência do novo corte na educação superior, de R$ 1,1 bilhão, aprovado pelos golpistas no Congresso e sancionado por Bolsonaro. Esse corte iguala o orçamento ao de 2004, mas com o dobro de estudantes, e ameaça mais de 50 hospitais universitários (...)
Ontem, terça-feira (9), aconteceu a mesa-debate “Arte e Ditadura: Tempos de luta e resistência” organizada pelo CADi UFRGS e Representantes Estudantis das Artes Visuais UFMG. A mesa, formada integralmente por mulheres, contou com a presença de três professoras e pesquisadoras das duas Universidades. (...)
Nesta quinta-feira, dia 29, às 18h, acontecerá a Plenária Geral da UFRGS de maneira virtual, um espaço aberto e deliberativo para que todos estudantes e trabalhadores da Universidade possam colocar suas demandas em debate e assim nos organizarmos contra Bulhões, Bolsonaro e todos os golpistas. A (...)