×

Abaixo a privatização! | Governo Bolsonaro leiloa 15 aeroportos, entregando 11 ao capital imperialista espanhol

Na quinta-feira (18), ocorreu o leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de um total de 15 aeroportos. A multinacional espanhola Aena embolsou um bloco de 11 aeroportos, incluindo Congonhas, um dos terminais mais movimentados do país. XP e Novo Norte dividiram outros 4. O governo Bolsonaro segue sua política privatista entregando setores estratégicos de transporte para o capital imperialista

sábado 20 de agosto de 2022 | Edição do dia

A Aena, empresa estatal espanhola - desse mesmo Estado imperialista que deixa à morte milhares de imigrantes no Mar Mediterrâneo e financia ativamente a guerra na Ucrânia - já opera seis aeroportos no Nordeste do país. O bloco de aeroportos arrematado é o SP-MS-PA-MG. Encabeçado pelo Aeroporto de Congonhas, inclui ainda os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul; Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará; e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais. Os aeroportos de Jacarepaguá (RJ) e Campo de Marte (SP) foram arrematados pelo setor de infraestrutura da XP Investimentos, uma das caras mais asquerosas do capital financeiro, sendo um dos principais fiadores da fraudulenta dívida pública e apoiadora fiel de todas as reformas que escravizam a classe trabalhadora e o povo pobre. O consórcio Novo Norte, venceu o leilão pelo bloco Norte II, integrado pelos aeroportos de Belém e Macapá.

O programa de concessão aeroportuária do Brasil repassou à iniciativa privada 77,5% do tráfego nacional entre os anos de 2011, nos governos do PT, e 2021 com Bolsonaro. Com essa sétima rodada, a previsão é de que o percentual atinja 91,6% de passageiros atendidos em aeroportos privatizados no país.

É fundamental que as centrais sindicais rompam com sua paralisia eleitoreira e construam pela base um plano de lutas para se enfrentar com o bolsonarismo na luta, na batalha pela revogação de todas as privatizações que só precarizam o trabalho da classe operária, entregando setores de transporte, serviços e recursos estratégicos para o capital imperialista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias