André Barbieri, editor internacional do Esquerda Diário, entrevista Claudia Cinatti, militante do PTS e parte da seção internacional do Izquierda Diario sobre os balanços e perspectivas da Guerra da Ucrânia que acaba de completar 1 ano, analisando a conjuntura que levou a situação em que o conflito (...)
Um ano após o início da guerra na Ucrânia, se faz necessário reavaliar definições, atualizar análises e, sobretudo, voltar aos debates políticos que dividem a esquerda internacional, diante de um conflito de dimensão estratégica que recolocou no horizonte o enfrentamento entre grandes potências no (...)
Claudia Cinatti
Além dos discursos de alguns sobre “liberdade e democracia”, outros sobre a luta contra o “nazismo ucraniano”, esta guerra decididamente não é dos trabalhadores e das classes populares. Adotar uma política de anti-imperialismo e independência de classe é mais fundamental do que (...)
Philippe Alcoy
Há um ano a guerra na Ucrânia começava. Trazemos aqui alguns dos principais textos de análise da guerra produzidos pela rede internacional de diários, da qual o Esquerda Diário faz parte.
Redação
O governo federal alemão decidiu enviar tanques de batalha Leopard 2 para a Ucrânia. Outros países também poderão fornecer esses tanques, significando outro salto na escalada militarista.
Stefan Schneider
Após a Polônia solicitar formalmente à Alemanha permissão para o envio de tanques de guerra à Ucrânia, os governos da Espanha e Alemanha se juntam na nefasta ação de rearme imperialista que provavelmente será seguida pelos EUA. Na Espanha governam os supostos socialistas do PSOE junto à coligação de (...)
Após quatro anos do odioso governo de extrema direita de Bolsonaro, toma posse hoje, dia 1º, o governo de Lula-Alckmin. Veja quem são os chefes de Estado, ajustadores e inimigos de protestos massivos em seus países, que confirmaram presença na posse. Com 65 delegações confirmadas, a posse será o (...)
É necessária uma posição internacional que se coloque ao lado dos explorados, contra a guerra na Ucrânia, que já dura quase um ano, de forma independente do imperialismo e da Otan. É assim que interveio o MRT no ponto internacional do primeiro dia de discussão da Coordenação Nacional da (...)
No primeiro dia de reunião da coordenação nacional da CSP- Conlutas, no dia 02 de dezembro, foi debatido a situação da guerra da Ucrânia. O movimento Nossa Classe apresentou sua contribuição ao debate.
O chanceler alemão Olaf Scholz foi o primeiro líder europeu a visitar Pequim desde que estourou a Covid-19. Também foi o primeiro líder ocidental que se reuniu com Xi Jinping, recentemente “coroado” para seu terceiro mandato. Sua viagem despertou fortes críticas, tanto no interior da Alemanha quanto (...)
Juan Chingo
Estamos a uma semana das eleições presidenciais do Brasil, um evento que tem atraído a atenção nacionalmente e em distintos lugares do mundo. Não é por menos. O país tem sido governado por Jair Bolsonaro, chamado de “Trump dos trópicos”, um dos representantes da extrema-direita internacional que tem (...)
Iuri Tonelo
O crítico literário Leo Spitzer considerava Cervantes o criador de um universo próprio. Xi Jinping não pode almejar semelhante estatura, mas quer estampar sua marca na edificação de uma China própria. A partir de 16 de outubro, as grandes figuras do Partido Comunista Chinês se reunirão no Grande Salão (...)
André Barbieri
O texto original foi escrito em 09/10/2022. Nesta última semana ocorreram novos desdobramentos do conflito militar na Ucrânia igualmente dignos de posterior análise. Apesar deles indicarem o aprofundamento de algumas das tendências que nos detemos a analisar, o artigo busca apresentar uma visão de (...)
La Izquierda Diario - Argentina
Enquanto a Rússia vem acumulando alguns sérios reveses em sua invasão à Ucrânia, uma guerra que entrou pensando que ganharia facilmente e em pouco tempo, neste artigo olharemos para o lugar que o país que Putin governa ocupa na hierarquia internacional, e como o resultado da guerra pode (...)
Esteban Mercatante
O presidente russo disse que a medida visa proteger a soberania e a integridade territorial. Cerca de 300 mil reservistas seriam afetados, o dobro do número mobilizado no início da invasão.
La Izquierda DiarioRedação
O Irã entrou em erupção com a morte de uma jovem sob custódia policial por usar o hijab “inapropriadamente”.
La Izquierda DiarioMaryam Alaniz
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que vai proteger áreas da Ucrânia que pretende anexar nesta semana, inclusive citando o armamento nuclear. Também ordenou uma mobilização de 300 mil reservistas para lutar na Ucrânia. Rússia poderá convocar todos com alguma experiência (...)
Na Rússia, como na Europa, espera-se atingir objetivos de guerra atacando as condições de vida das populações do outro campo. Após as sanções europeias, Putin fechou as válvulas de gás. A perspectiva de um inverno frio e de baixa atividade econômica reanima as rivalidades entre as potências no interior da (...)
Nos últimos tempos, dois acontecimentos reabriram a discussão sobre o significado do colapso da União Soviética para a situação atual, fato que, segundo o historiador Eric Hobsbawm, encerrou o breve século XX. O primeiro desses acontecimentos é, sem dúvidas, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia/OTAN, que (...)
Neste último sábado, o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi Jorge Grespan, professor de História na USP e autor dos livros Negativo do Capital e Marx e o modo de representação capitalista. O programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana (...)
Diana Assunção
Com Santiago Lupe, editor do La Izquierda Diario