Se no sul o bolsonarismo ganhou com folga, o mesmo não pode se dizer sobre Porto Alegre. Na contramão do estado e da região, Lula venceu na capital gaúcha com 49,61% contra 39,25% para Bolsonaro, Mourão ficou com 36,35% contra 49,08% dos votos para o senado e Onyx Lorenzoni ficou em terceiro lugar (...)
Analisamos o programa de Edegar Pretto e Pedro Ruas ao governo do RS e mostramos como o PT e o PSOL pretendem conservar as privatizações, reformas, isenções fiscais e arrochos que compõem o nefasto legado neoliberal de Sartori, Leite, Temer e Onyx/Bolsonaro para o estado. Também se silenciam sobre (...)
O PSOL vive uma crise histórica sem precedentes após decidir pela Federação com a REDE e a diluição na chapa Lula-Alckmin. Abrimos um debate com o coletivo Alicerce, que é parte desse giro à direita do PSOL.
Rita Von Hunty entrou para os trending topics do Twitter nessa segunda-feira após repercutir texto que escrevi para o Esquerda Diário contra Bolsonaro, mas crítico à chapa Lula-Alckmin, e declarar que não votará no ex-presidente no 1º (...)
Lula e Alckmin oficializaram a pré-candidatura neste sábado, dia 7, em evento com cerca de 4 mil pessoas em São Paulo. Ambos discursaram em aceno aos empresários, com tom de reconciliação com golpistas, uma total ausência de militares na política nacional e muitas promessas de um passado que já não (...)
Foto: registro do momento exato em que o vírus invade a membrana de uma célula – Débora Barreto Vieira, Fiocruz.
Os dados da prefeitura de Porto Alegre mostram que há um aumento gigantesco no número de atendimentos por problemas gripais ou respiratórios, indicando possível grande subnotificação.
Luciano Hang, Roberto Justus, Junior Durski e Alexandre Guerra são apenas alguns dos empresários brasileiros que deram declarações asquerosas. Suas preocupações são menos com a vida das pessoas do que com o "custo corona". Ou seja, com seus próprios lucros. As declarações escancaram requinte de (...)
Resposta a texto de Rosane de Oliveira, do Zero Hora, que disse que as medidas de Marchezan (PSDB) para o transporte de Porto Alegre são "socialistas".
Lula eleva o tom contra o bolsonarismo, a Lava-Jato, a grande mídia, e convoca a população e a juventude a sair às ruas. É preciso um plano de luta para derrotar Bolsonaro e os golpistas.
De “viva a Lava-Jato” em 2016 à “Moro se revela como político” em 2018, as mudanças na análise e na política da corrente de Luciana Genro, Sâmia Bonfim e Fernanda Melchionna vêm reduzindo paulatinamente a exaltação à República de Curitiba, mas sua confiança na justiça segue. Escrevemos esse texto a fim de (...)
Analisamos o programa de governo de 81 páginas de Bolsonaro para denunciar: Bolsonaro é o candidato das privatizações. Ele quer vender o patrimônio público brasileiro para os ricos e poderosos do Brasil e de todo o mundo.
Polêmica com recente texto de André Singer, ex-porta voz do governo Lula, onde o intelectual acaba defendendo a estabilidade do governo Temer e do regime instaurado em 88.
Trazemos uma breve reflexão sobre pontos da obra de Machado de Assis e alguns trechos de Esaú e Jacó, romance onde os ocorridos do 15 de Novembro são narrados.
O dia 10 de Novembro está sendo chamado como um dia de lutas pelas centrais sindicais em todo o país contra a reforma trabalhista. No estado do Rio Grande do Sul, o PT e o PCdoB, vem cumprindo o lamentável papel de boicote a esse dia, se somando ao boicote aberto da Força Sindical. Tendo ato às (...)
09:20 | Na UERJ, na UNICAMP e no RS encontram uma resistência que pode se alastrar
Nem charmosa, nem neoanarquista, nem antiestatal, nem estopim de golpe nenhum… Junho foi a explosão do povão na rua, revolta do vinagre, nada a ver com o vinagrete uspiano, foi a "patuleia" do tipo que governante mais teme: enraivecida e com (...)
Passivo, ordeiro, indiferente, adestrado, burro e ignorante. Essas e outras variantes que já ouvi tantas vezes ao longo da minha vida, à esquerda e à direita, em geral dos mais velhos, mas sempre para apaziguar o ódio, vem caindo por terra pouco a pouco com os últimos acontecimentos no cenário (...)
Quase seis meses se passaram desde a posse do novo prefeito de Porto Alegre. Os resultados foram menos as “promessas” feitas em campanha do que o velho jeito linha-dura, anti-popular e autoritário de governar, que deu o tom da política do tucano de Marchezan (...)
Renan Calheiros (PMDB) solta declarações demagógicas contra Temer, terceirização e reforma da previdência visando sua reeleição e a candidatura de Lula 2018.