No dia 7 de setembro é comemorado a declaração de independência do Brasil, que nos últimos tempos vem ganhando significados, como se costuma dizer, para uso de acordo com a ocasião.
Liliana O. Caló
Como parte de resgatar o legado teórico, político e estratégico de Leon Trótski neste ano em que se completam 82 anos de seu brutal assassinato por parte da burocracia stalinista, republicamos o prólogo de "Estratégia Socialista e Arte Militar", publicado pelas Edições Iskra em 2020, que reatualiza a (...)
Redação
Neste ano em que se completam 82 anos do assassinato do revolucionário russo Leon Trótski pelas mãos do agente espanhol Ramón Mercader, a mando de Stálin, as Edições Iskra lançam novos dois títulos da Coleção Obras Escolhidas Leon Trótski: O Programa de Transição e A Revolução Traída, dois títulos que (...)
Vanessa Dias
México, agosto de 1940. Leon Trótski foi brutalmente assassinado por um agente stalinista. Este crime, no entanto, não representa um capítulo final: a luta revolucionária sempre abre novos parágrafos na história.
Afonso Machado
21:53 | Neste ciclo, que está sendo debatido o curso Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022, segundo encontro será na próxima quinta-feira 28 de abril as 17h30.
Gonzalo Adrian Rojas
Nos “trending topics” de ontem, 08, esteve a absurda apologia ao nazismo de Monark, apresentador (agora, ex-apresentador) do Flow Podcast. Em seu programa defendeu a “liberdade de expressão” aos nazistas, a legalização de partidos nazistas e o direito de ser “anti-judeu”. Esse vômito de ódio, apoiado (...)
Luiza Dovicus
Estimulados por Bolsonaro e Mourão, a extrema-direita segue cada vez mais confortável para ser mais abertamente reacionária.
Durante uma entrevista no Flow Podcast, o apresentador Monark defendeu o "direito de ser anti-judeu" e a legalização de partidos nazistas, e o deputado Kim Kataguiri (Podemos) se posicionou contra a criminalização do partido nazista na (...)
O governo de Minas Gerais tinha autorizado a construção da fábrica dentro de área de proteção ambiental a 800 metros da Lapa Vermelha, onde foi encontrado o fóssil humano mais antigo das Américas, a Luzia.
Neste artigo, abordamos o álbum "Roteiro para Aïnouz vol. 2", de Don L, lançado dia 26/11, fazendo um diálogo sobre a necessidade de resgate da história sangrenta de colonização, e como esse álbum, abertamente socialista e revolucionário, inspira e provoca o sonho por uma sociedade diferente. Aqui, (...)
Noah Brandsch
O governo de Minas Gerais autorizou que uma fábrica da cervejaria Heineken fosse construída dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa (MG) e Pedro Leopoldo (MG). A construção dessa fábrica ameaça patrimônios espeleológico, hídrico, arqueológico e ambiental da região. Local onde (...)
Há 80 anos atrás, no fim do ano de 1941, era executada por mãos nazistas, Zoya Kosmodemyanskaya, partisana soviética, jovem adolescente e mulher. Colocada como heroína da URSS, foi usada na propaganda stalinista de "defesa da pátria (...)
Paula Schaller
Na última segunda-feira (26), o Centro Acadêmico do curso de História da USP (CAHIS) deu início a IV Semana de Ofícios do Historiador, tratando-se de um evento onde há uma série de atividades voltadas à discussão do papel que cumprem os profissionais, assim como diversas questões referentes à área, a (...)
João SallesKenzo
No 19º episódio do Falando em Marx, Iuri Tonelo fala sobre a Revolução Russa, a 104 anos da revolução de 1917. Qual o significado e as principais lições dessa revolução? Diferente de outras revoluções no século XX, essa tinha como peça decisiva o Partido Bolchevique e a direção de Lênin e Trótski, e por (...)
Iuri Tonelo
📰🗞️ Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Uma iniciativa do Esquerda Diário e Pão e Rosas. Neste episódio, Maíra Machado, Simone Ishibashi e Patrícia Galvão resgatam a história da China a partir da vida da revolucionária Chen Bilan.
Ativistas fizeram uma ação de protesto na madrugada do dia 24/08 contra a tese do Marco Temporal, que está para ser votada nesta quarta-feira, e o PL 490, que prevê alteração nas regras de demarcação de terras indígenas. O alvo da ação comandou a vinda dos portugueses em 1500, que inaugurou séculos de (...)
Maria Teresa Bandeira de Mello foi exonerada do cargo de direção do APERJ em decreto do governo do estado que determinava mudanças na instituição
Publicamos aqui a tradução do editorial de maio de 1948 do órgão hebreu da Liga Comunista Revolucionária da Palestina, seção da Quarta Internacional. Expõe o papel reacionário do plano de partilha da Palestina pela ONU, apoiado pelo stalinismo, que sufocou a crescente onda de lutas de classes, confundiu (...)
Publicamos aqui a tradução inédita das teses do grupo palestino da IV Internacional, escritas em janeiro de 1948, ano da Nakba, em Haifa pelos trotskistas que lutavam contra a divisão imposta pelo imperialismo com o apoio do stalinismo.
João SallesRenan Somogyi