×

Justiça para Tyre Nichols! | Homem negro é brutalmente assassinado pela polícia dos Estados Unidos e protestos estouram

Vídeo do assassinato de Tyre Nichols, um homem negro que estava à 80 metros de sua casa, é divulgado e causa indignação e protestos. Divulgamos abaixo a nota divulgada pelo Left Voice, seção estadunidense da Rede Internacional de diários do Esquerda Diário.

sábado 28 de janeiro de 2023 | Edição do dia
Mark Weber/Daily Memphian, via Associated Press

“Mais um homem negro foi morto pela polícia, desta vez em Memphis. Seu assassinato por cinco policiais covardes foi sem sentido e brutal. Mais uma mãe tem que enterrar seu filho. A indignação da comunidade de Memphis e de todos os apoiadores de vidas negras é justificada. É a nossa indignação e o poder agora adormecido, mas relevante, das mobilizações de 2020 contra o terror policial que forçaram a cidade de Memphis a divulgar as imagens da câmera corporal da polícia do assassinato de Tyre Nichols, não sua benevolência ou senso de dever.” Left Voice

À medida que se publicam hoje as imagens de vídeo do assassinato policial de Tyre Nichols, será importante que todos os que estão contra a violência policial se solidarizem e defendam e se unam às mobilizações que exigem justiça por seu assassinato.

Nós sabemos como isso acontece. Temos visto esse padrão com muita frequência. Líderes oficiais dos direitos civis que estiveram ausentes das ruas porque estão muito ocupados em brigar com os políticos estarão pedindo calma, dizendo-nos para moderar nossa raiva. Uma prefeitura sem credibilidade moral pede calma, paciência e confiança em seu processo falho. Nós queremos nos mobilizar porque sabemos que tanto os “líderes” oficiais quanto as instituições governamentais não são confiáveis, embora enfrentemos a possibilidade real de repressão do Estado por mobilizar por justiça.

Por isso, devemos nos manter firmes e não nos calar frente à repressão do movimento e perseguição de seus participantes. Também precisamos aproveitar o momento para não apenas colocar a necessidade de uma revitalização do movimento nas ruas. Precisamos de formas eficazes e democráticas de organização que evitem que o impulso que nossa atividade cria seja cooptado por políticos e partidos políticos que continuam a financiar instituições repressivas como a polícia.

Precisamos ignorar as vozes dos líderes oficiais, justiça social e organizações sem fins lucrativos que nos dizem que a única maneira de fazer grandes mudanças é por meio de pequenos objetivos e pequenos projetos. A morte de Tyre prova que não vamos parar o assassinato policial enquanto o sistema que mantém e protege a polícia – o capitalismo – estiver no poder. Precisamos de uma grande mudança estrutural, do tipo que só uma revolução contra o capitalismo pode criar.

Nosso movimento deve aprender a ter uma discussão democrática entre nós, mesmo em reuniões de massa. Devemos garantir que o próprio movimento esteja tomando decisões sobre o que fazer. Além disso, precisamos ter certeza de que estamos discutindo o tipo de estratégia política de que precisamos, o que não é o mesmo que discutir quais ações precisamos planejar a seguir. Se queremos fazer uma mudança radical, nossas demandas por justiça exigem, se queremos tomar uma ação radical e revolucionária, então temos que discutir como e onde a classe trabalhadora e os oprimidos têm o poder de fazer essa mudança radical.

Não vamos apenas gritar justiça para Tyre Nichols, não vamos apenas gritar para tirar o financiamento e abolir a polícia, mas vamos gritar pela necessidade do movimento de construir organizações democráticas que sejam politicamente independentes dos Democratas e Republicanos e que não se desmobilizem até que se faça a justiça real.

(Nota traduzida do Left Voice, escrita por Tristán Taylor, ativista "Black Lives Matter". 28-01-2023).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias