×

DESEMPREGO | IBGE: emprego precário aumenta em 1,2 milhão, 27 milhões estão desempregados

As vagas informais ou de autônomos (precárias) tiveram alta de 1,2 milhões. Por outro lado, a taxa de sub-utilização (desemprego real) possui ainda 27 milhões de brasileiros.

sexta-feira 28 de dezembro de 2018 | Edição do dia

Imagem: Dario Oliveira/Estadão Conteúdo

O IBGE divulgou hoje, dia 28 de dezembro, novos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) acerca do desemprego no Brasil. A taxa de desocupação (o que oficialmente é conhecido como taxa de desemprego) no Brasil ficou em 11,6% e faltou trabalho para 27,028 milhões (mão de obra sub-utilizada ou desemprego real) no último trimestre do ano até novembro.

Os dados oficiais omitem a grandeza do desemprego para reduzir o desgaste do governo. Por isso, nós do Esquerda Diário tratamos a "taxa de sub-utilização" como "desemprego real" e as categorias "trabalho autônomo e informal", de "trabalho precário".

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 11,6% no trimestre encerrado em novembro, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados na manhã desta sexta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em igual período de 2017, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 12,0%. No trimestre encerrado em outubro, a taxa era de 11,7%. A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.238,00 no trimestre terminado em novembro.

Os dados demonstraram um amplo aumento da taxa de trabalhadores informais e autônomos, que sustentaram a pequena alta de número de vagas de empregos no período. O aumento de vagas em empregos formais foi de apenas 6 mil vagas.

Os trabalhadores autônomos registraram alta de 2,3% ou 528 mil novas a mais nessa situação, ao todo são 23,8 milhões e só nesse ano 771 mil pessoas passaram a ocupar essa condição. Os trabalhadores sem carteira assinada são 11,6 milhões, alta de 4,5%. No intervalo de um ano, foram criadas 522 mil vagas sem carteira.

O contingente de ocupados no país atingiu 93,1 milhões de pessoas no trimestre encerrado em novembro. Em 2018, os ocupados tiveram aumento de 1,2 milhão de pessoas. Quase toda a oportunidade de emprego criada no ano veio do trabalho informal ou autônomo, demonstrando os efeitos imediatos da reforma trabalhista.

Mais empregos precários e ainda 27 milhões de desempregados (sub-utilizados)

Apesar do pequeno aumento de contingente ocupado a população de desalentados, e que, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga, aumentou no período de um ano. Desde o ano passado, 426 mil pessoas a mais caíram no desalento. São 48 mil desalentados a menos em relação ao trimestre encerrado em agosto, no entanto.

A taxa composta de subutilização da força de trabalho recuou levemente 24,4% no trimestre até agosto de 2018 para 23,9% no trimestre até novembro deste ano, são 27,028 milhões de brasileiros nessa situação. O indicador inclui a taxa de desocupação, a taxa de subocupação por insuficiência de horas e a taxa da força de trabalho potencial, pessoas que não estão em busca de emprego, mas que estariam disponíveis para trabalhar.

Com o Governo Bolsonaro a perspectiva não é diferente. Ele já afirmou querer aprofundar a horripilante reforma trabalhista de Temer, uma tentativa de alavancar o trabalho precário, que não é garantia que se concretize. Para lutar contra os ataques que estão por vir é necessário uma ampla unidade na ação da classe trabalhadora para que não sejamos nós que paguemos por essa crise, mas sim os capitalistas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias