Serão votados amanhã os vetos do governo ao reacionário projeto de lei do Marco Temporal. Enquanto organizações indígenas convocam um dia de luta em defesa da manutenção dos vetos, o governo Lula-Alckmin, que abriga em sua base grande número de deputados e senadores favoráveis aos ataques aos povos (...)
Alexandre Azhar
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou uma nota em repúdio ao uso dos direitos indígenas pelo governo Lula-Alckmin como moeda de troca com o Centrão
Redação
Na última segunda feira (6) O líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que o governo estaria disposto a deixar o Congresso Nacional votar alguns dos vetos do presidente Luiz ao projeto do Marco Temporal aprovado pelo Senado em troca da aprovação da Reforma Tributária que (...)
Tymbektodem Arara discursou na ONU denunciando a votação do Marco Temporal e a invasão da Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará, onde vive o povo de etnia Arara. Ainda no evento recebeu áudios com ameaças de fazendeiros locais, e 16 dias depois foi encontrado morto em um (...)
Como Kopenawa, cacique Raoni questiona governo Lula sobre continuidade de barbárie contra indígenas
Faísca Letras UFRN
Nesta sexta-feira (20), o governo Lula-Alckmin vetou trechos do reacionário projeto do Marco Temporal, o PL 2903/23, que foi feito sob medida pela bancada ruralista. A reivindicação dos povos indígenas era de veto total.
Tassia Arcenio
Seca no rio Negro quebrou o recorde negativo de 2010 e confirma a seca de 2023 como a mais severa dos últimos tempos
Dias após a monumental luta dos povos indígenas impor ao reacionário STF a rejeição da tese do Marco Temporal, a bancada ruralista avança às pressas a votação e aprovação de PL que não só cria o Marco, como estabelece uma série de outros graves ataques aos povos indígenas. E o fizeram com votos de partidos (...)
Introdução de alimentos ultraprocessados por empresa colocada por Dilma em Belo Monte provoca diversas doenças crônicas em população indígena
Nesta quinta (22) o STF formou maioria contra a tese do Marco Temporal. Essa votação, longe de ser fruto da benevolência da Corte, é resultado da luta incansável dos povos indígenas, que nos últimos anos vieram dando fortes exemplos de combatividade e organização, e assim conquistando forte apoio da (...)
Valéria Muller
Senador Marco Rogério (PL-RO) pauta, nesta quarta-feira (20), e tenta votar na CCJ do Senado o Marco Temporal que está em análise no STF
Diego Nunes
Nhandesy Sebastiana e Nhanderu Rufino foram achados mortos queimados, após incêndio criminoso que resultou em assassinato, consequência do avanço do discurso de ódio, intolerância religiosa e racismo.
Nós do Esquerda Diário recebemos denúncia de um ativista ambiental que acompanha o território indígena do povo Kaingang sobre a tentativa de expulsão dos indígenas de seu território cuja responsabilidade recai sobre o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), após o leilão e privatização (...)
Dando continuidade à análise do Marco Temporal pelo STF, o parecer de Zanin desempatou nesta quinta (31) os votos sobre a constitucionalidade da tese do Marco Temporal. Luis Roberto Barroso também votou contra a tese, amplamente rechaçada pelos povos indígenas, que realizaram dois acampamentos em (...)
O falatório juridiquês, quase incompreensível, realizado na sala suntuosa e com a suposta nobreza das togas, contrasta com a mobilização de diversos povos indígenas do lado de fora, reivindicando seu direito à existência.
Nesta quarta (30) o STF retomará a votação do reacionário Marco Temporal, um ataque histórico aos povos indígenas contra a demarcação de terras e pela exploração do meio ambiente, em favor do agronegócio. Indígenas se mobilizam em Brasília e outros lugares do país, além das redes (...)
Essa votação, conectada à aprovação do Arcabouço Fiscal do governo Lula-Alckmin, o novo teto de gastos, desmascara que, para garantir e arrancar os direitos dos trabalhadores, dos setores oprimidos e do povo pobre, é preciso travar uma luta independente do governo e das instituições do (...)
Construir em cada local de trabalho e estudo, unificando trabalhadores, indígenas e juventude, um plano de lutas para derrotar esses ataques
"'A gente vai liberar sim, é só vocês dá um tempinho, tamo aqui terminando nossa reza', grita ela para o policial. E vai uma hora, duas, três, sem fim. A reza é infindável, circular. 'A gente vai liberar', e seguem os cantos, a roda, a dança, que é luta. É impossível liberar a Bandeirantes, é absurdo (...)
Bianca Coelho
Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), até 55 milhões de hectares de florestas nativas poderão ser desmatadas caso o Marco Temporal seja aprovado. O desmatamento desta área representaria uma emissão de mais de 18 bilhões de toneladas de carbono na (...)
O dia teve início com rodovias bloqueadas por indígenas, após a Câmara dos Deputados, presidida por Arthur Lira, aprovar o PL 490 do Marco Temporal na semana passada. Isso se deu em uma semana marcada por distintas ações indígenas, enfrentando também a repressão policial em São Paulo, e com o início de (...)